Descrição de chapéu BBC News Brasil Partido Republicano

Por que fotos de Trump e aliados como réus são 'tão ruins'?

Ex-presidente dos Estados Unidos se entregou à Justiça nesta quinta (24) e fez a famosa 'mug shot'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

Há algo em comum nas fotos que Donald Trump e aliados tiveram de tirar nesta semana por terem sido fichados pela Justiça dos EUA: elas estão longe de serem fotos de alta qualidade. "Inicialmente eu achei que fossem todos memes", disse Jake Olson, fotógrafo que mora em Columbus (Ohio). "São fotos ruins."

Trump foi acusado formalmente na semana passada, junto a 18 aliados (ou "conspiradores"), de tentar reverter o resultado da eleição presidencial de 2020 no estado da Geórgia para continuar no poder.

O ex-presidente dos EUA Donald Trump em foto tirada durante fichamento em cadeia de Atlanta, na Geórgia
O ex-presidente dos EUA Donald Trump em foto tirada durante fichamento em cadeia de Atlanta, na Geórgia - Reprodução/Condado de Fulton

Pelo menos 10 pessoas –Trump, Rudy Giuliani, Sidney Powell, Jenna Ellis, Kenneth Chesebro, Cathy Latham, Mark Meadows, Ray Smith, Harrison Floyd e Scott Hall– foram autuadas e fotografadas em uma cadeia em Atlanta, na Geórgia.

Consequências políticas e jurídicas dos indiciamentos de Atlanta à parte, as fotos parecem ser o pesadelo de qualquer fotógrafo. "Cara...", disse Olson, chocado com a má qualidade das imagens, "são tantas regras básicas da fotografia que foram simplesmente ignoradas".

Um dos principais problemas é a iluminação —uma única fonte suspensa, que dá às imagens um brilho ligeiramente estourado e à pele de cada pessoa uma palidez doentia.

"Eles têm uma luz no estilo interrogatório. Você pode notar que todos têm aquele ponto iluminado na testa", disse o fotógrafo e professor Ray Mantle. "Todos não parecem bem. Eles parecem cansados."

O fundo cinza também não ajuda em nada, apontou Olson. Nem a marca d'água da polícia local. "É um pouco exagerado... Ocupa 40% da metade superior do foto."

A variedade de expressões dos suspeitos chamou a atenção tanto de Mantle quanto de Olson. "Se eu quisesse produzir um ensaio de fotos de réu ruins, pediria para os modelos fazerem exatamente as caras que eles estão fazendo", disse Olson.

As expressões variam muito. Diferentemente da maioria de fotos de réus, estas serão divulgadas por toda parte. "Para muitas dessas pessoas, essa é a sua grande estreia pública", disse Mantle. "Eles sabem que todo mundo vai ver as fotos." E alguns deles, disse Mantle, podem se arrepender das poses.

No sentido horário: Ray Smith, Cathy Latham, Rudy Giuliani, Kenneth Chesebro, Harrison Floyd, Sidney Powell, Mark Meadows, Jenna Ellis
Da esq. para a dir.: Ray Smith, Cathy Latham, Rudy Giuliani, Kenneth Chesebro (acima); Jenna Ellis, Mark Meadows, Sidney Powell e Harrison Floyd (abaixo) - Condado de Fulton via BBC

Ainda assim, conseguir uma boa foto de réu não é tarefa fácil, disse Cooper Lawrence, jornalista que escreveu extensivamente sobre a cultura das celebridades. É um equilíbrio difícil de encontrar, um desafio que celebridades como Justin Bieber, Lindsay Lohan e Paris Hilton tiveram de enfrentar.

"Não ria. Uma risada fará com que você pareça arrogante", disse Lawrence. "Você deve dar um leve sorriso, como Lindsay Lohan e Paris Hilton fizeram. Um sorriso diz: 'Sim, isso é uma merda, mas vou ficar bem.'"

Cabelo, maquiagem e guarda-roupa —mesmo sob custódia das autoridades do condado de Fulton— são cruciais, disse ela. Mas "mantenha a simplicidade", disse ela. "Você vai para a cadeia, não para um evento."


Este texto foi publicado originalmente aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.