Descrição de chapéu América Latina

Governo Petro e dissidência das Farc anunciam retomada de cessar-fogo na Colômbia

Trégua havia sido suspensa após assassinatos de indígenas em maio; mesa de negociação deve ocorrer no próximo dia 17

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Boa Vista

O governo da Colômbia e o principal e mais poderoso grupo dissidente das Farc concordaram em retomar o cessar-fogo bilateral que havia sido suspenso em maio após o assassinato de quatro jovens de uma comunidade indígena no sul do país.

O anúncio da retomada foi feito neste sábado (2) pelas duas partes, que se colocam próximas de iniciar diálogos de paz —uma primeira mesa de negociação deve ocorrer no próximo dia 17, momento em que será aprovado oficialmente o início da trégua.

Iván Mordisco, líder do Estado-maior Central, guerrilha que é maior dissidência das Farc e anunciou cessar-fogo com governo colombiano, em abril
Iván Mordisco, líder do Estado-maior Central, guerrilha que é maior dissidência das Farc e anunciou cessar-fogo com governo colombiano - Joaquin Sarmiento - 16.abr.23/AFP

O documento com 11 pontos foi assinado pelos emissários do governo de Gustavo Petro e do chefe da guerrilha, conhecida como Estado-Maior Central (EMC), Iván Mordisco. O EMC é formado por rebeldes que rejeitaram o acordo de paz assinado em 2016 entre o governo do então presidente Juan Manuel Santos e as Farc.

O texto afirma, entre outras coisas, que as partes "resguardam seu legítimo direito de defesa e mantêm suas medidas de segurança e ações necessárias no marco do respeito ao direito internacional humanitário".

Governo e guerrilha concordaram também que a ONU a missão de apoio ao processo de paz da OEA (Organização dos Estados Americanos), a Conferência Episcopal da Colômbia e o Conselho Mundial de Igrejas sejam acompanhantes permanentes do processo de diálogo. O grupo irá compor, com delegados das duas partes, uma comissão para "resolução de contingências".

O documento aponta que os dois lados estão "convencidos da necessidade de impulsionar e contribuir com um acordo político que, de maneira definitiva, erradique as causas que geram o atual conflito social e armado".

Os delegados do governo e do grupo guerrilheiro estiveram reunidos desde a última quinta-feira (31) nas montanhas do departamento de Cauca, no sudoeste do país, no primeiro encontro formal do tipo. O presidente Gustavo Petro tenta uma saída dialogada para décadas de conflito armado na Colômbia por meio de negociações de paz com todos os grupos à margem da lei, chamada por ele de "paz total".

Em 31 de dezembro, Petro declarou um cessar-fogo bilateral com o EMC e outros quatro grupos armados. Dias depois, porém, lideranças das guerrilhas negaram e afirmaram que a medida era unilateral, embora o contato entre as partes já estivesse ocorrendo havia meses.

Além da suspensão em maio relativa ao grupo armado com o qual agora retoma a trégua, o governo viu também os esforços com o ELN (Exército de Libertação Nacional) caírem por terra e ressurgirem em junho, quando novo cessar-fogo foi acertado entre as partes em Cuba.

O plano da "paz total" foi uma das principais propostas de campanha de Petro, primeiro líder de esquerda eleito no país, mas o vaivém de tréguas e diálogos tem se mostrado uma pedra no sapato do presidente. Petro reativou os contatos com o ELN logo após assumir o cargo, em 7 de agosto passado —as negociações entre as partes haviam sido suspensas pelo ex-presidente Iván Duque em 2019 após um ataque contra uma escola da polícia que deixou 22 mortos, além do agressor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.