Descrição de chapéu América Latina

Petro suspende trégua com principal dissidência das Farc após assassinato de 4 jovens

Morte de indígenas é mais um obstáculo para o plano de desarmar guerrilhas na Colômbia e alcançar a 'paz total'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, suspendeu nesta segunda-feira (22) a trégua com o Estado-Maior Central —principal e mais poderoso grupo de dissidentes da guerrilha das Farc.

A medida valerá pelas próximas 72 horas e foi motivada pelo assassinato de quatro menores de idade indígenas em algumas das regiões mais conturbadas do país.

"A trégua bilateral que vigorava com esse grupo armado nos departamentos de Meta, Caquetá, Guaviare e Putumayo está suspensa, e todas as operações ofensivas foram reativadas", informou o governo. O cessar-fogo permanece em outros territórios, mas essas quatro regiões do sul são um bastião dos guerrilheiros.

O presidente colombiano, Gustavo Petro, fala durante conferência em Buenos Aires - Luis Robayo - 24.jan.23/AFP

O anúncio ameaça a estratégia chamada de "paz total" por Petro, ele mesmo um ex-guerrilheiro. O plano de acabar com o conflito armado por meio da negociação dos grupos com o primeiro presidente de esquerda da Colômbia já enfrentava desafios nas últimas semanas.

No último dia 15, o ELN (Exército de Libertação Nacional) pausou as conversas do acordo de paz em Havana após Petro dizer que o grupo existia por causa da economia ilegal —ou seja, o narcotráfico. A afirmação ofendeu os guerrilheiros, que reivindicam sua motivação política.

Em 31 de dezembro, Petro declarou um cessar-fogo bilateral com esse e outros quatro grupos armados. Até agora, tréguas de três deles já caíram, contando a do Estado-Maior Central —as outras duas são a do ELN, que se recusou a acabar com as hostilidades apesar das negociações de paz com o governo desde novembro, e a do cartel do Clã do Golfo, que atacou a força de segurança pública e a população civil.

Restam, assim, apenas as tréguas com a Segunda Marquetalia, outra facção de dissidentes liderada pelo ex-número dois das Farc, Iván Márquez, e as Autodefesas Conquistadoras da Serra Nevada, grupo paramilitar de Santa Marta, no norte do país. "Se o cessar-fogo não for eficaz em determinados territórios para proteger a vida e a integridade da população, não tem sentido persistir", afirmou Petro.

Qualquer crise no processo vira munição na arma de opositores, e desta vez não foi diferente. "O primeiro responsável pela escalada da violência é Petro, que, sob o engano da paz total, deixou a Colômbia nas mãos dos terroristas", opinou a senadora de direita María Fernanda Cabal.

O governador do departamento de Meta, Juan Guillermo Zuluaga, celebrou a decisão. "A suspensão do cessar-fogo com os dissidentes não é só pelo vil assassinato de quatro crianças, mas também pelos sequestros, extorsões e outras ações criminosas que nunca cessaram."

Petro afirmou que não há justificativa para esse tipo de crime. "Foi um fato atroz que questiona a vontade de construir um país em paz", disse. Os menores de idade da comunidade murui haviam sido recrutados à força pelos rebeldes, que se distanciaram do acordo de paz que desarmou as Farc em 2016.

Os jovens foram assassinados na fronteira entre os departamentos de Caquetá e Amazonas por membros da frente Carolina Ramírez do grupo guerrilheiro. Em 2021, o centro de estudos independente Indepaz calculou que o Estado-Maior Central tinha cerca de 1.700 combatentes.

Em abril, a facção dissidente afirmou que estava pronta para iniciar as negociações em maio, algo que nunca se concretizou. Segundo Petro, a intenção de diálogo se mantém, e os guerrilheiros oficializarão em breve os nomes de seus negociadores.

Em nota, o Estado-Maior Central criticou o governo e não mencionou o assassinato dos indígenas. "O rompimento unilateral desencadeará a guerra e multiplicará os mortos, feridos e prisioneiros", diz o texto.

"Este foi o governo menos sério para estabelecer negociações, a ponto de nem ter instalado os mecanismos de verificação da trégua", acrescentaram os rebeldes. O grupo pediu ao presidente para traçar uma política de paz "sem improvisos, pressões e violações".

Também nesta segunda, a Presidência informou que está usando imagens de satélite, folhetos lançados de helicópteros e rezas indígenas para encontrar as quatro crianças desaparecidas há 22 dias na Amazônia colombiana. Os irmãos da etnia huitoto de 13, 9 e 4 anos, além do bebê de 11 meses, não foram mais vistos após um acidente de avião em 1º de maio que matou sua mãe, o piloto e um líder indígena.

Mais de 160 militares buscam as crianças por terra e ar, e um grupo de indígenas de sete povos nativos de todo o país, acostumados a circular pela floresta, se uniu às buscas no fim de semana. De acordo com a Presidência, as comunidades fazem processos espirituais, que consistem em falar com a floresta e pedir ajuda para localizar os menores.

As forças militares suspeitam que as crianças estejam vagando por um território de cerca de 323 quilômetros quadrados. No fim de semana, 100 kits de sobrevivência com comida e água foram lançados na região.

Com AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.