Irã exibe 'drone de maior alcance do mundo' em parada militar em Teerã

Segundo mídia estatal, equipamento atinge alvos a 2.000 km, tem carga útil de 300 kg e pode voar por até 24 horas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Irã exibiu o que chama de "drone de maior alcance do mundo" em uma parada militar em sua capital, Teerã, nesta sexta-feira (22). O desfile, que marcava a data de início da guerra do país com o Iraque na década de 1980, contou ainda com mísseis balísticos e hipersônicos, de acordo com a mídia estatal.

O presidente iraniano Ebrahim Raisi e comandantes militares durante parada militar no aniversário da Guerra Irã-Iraque
O presidente iraniano Ebrahim Raisi e comandantes militares durante parada militar no aniversário da Guerra Irã-Iraque - Majid Asgaripour - 22.set.23/Wana via Reuters

Os equipamentos ostentados pela república islâmica incluíam os drones Mohajer, Arash e Shahed. A encarnação mais recente do primeiro, Mohajer-10, uma das joias do desfile, seria o tal "drone de maior alcance do mundo".

Segundo informações divulgadas pelo regime no lançamento do artefato, no mês passado, ele consegue atingir alvos a até 2.000 km de distância e voar por até 24 horas, além de portar cargas de até 300 kg, o dobro da capacidade do Mohajer-6.

"Nossas forças garantem a segurança na região e no Golfo Pérsico", afirmou Ebrahim Raisi, o presidente ultraconservador do país, em discurso durante a parada. "Podemos ensinar às pessoas da região que hoje a resistência é o caminho. O que força o inimigo a recuar não é a submissão e a hesitação, mas a resistência."

Os Estados Unidos acusaram o Irã de fornecer drones Mohajer-6, entre outros veículos aéreos não tripulados, para a Rússia em sua guerra contra a Ucrânia, o que o regime clerical nega. Na terça-feira (19), Washington expandiu as sanções relacionadas à república islâmica, citando a "proliferação contínua e deliberada" desses armamentos por parte de Teerã.

No mês passado, o Irã havia divulgado um vídeo que mostrava o Mohajer-6 e outros equipamentos militares acompanhados da mensagem "preparem seus abrigos" em persa e hebraico —língua usada por Israel, seu arqui-inimigo regional.

A guerra Irã-Iraque eclodiu em 22 de setembro de 1980, quando as forças do então presidente iraquiano Saddam Hussein invadiram Teerã. O conflito, que foi economicamente devastador e deixou pelo menos meio milhão de mortos, terminou em um impasse em agosto de 1988.

com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.