Descrição de chapéu América Latina

México terá duas mulheres como principais candidatas à Presidência pela 1ª vez

Partido de AMLO escolhe ex-líder da capital Claudia Sheinbaum, que concorre contra senadora indígena Xóchitl Gálvez

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A menos de um ano das eleições que definirão o próximo líder do México, o Morena, partido governista, anunciou na noite de quarta-feira (6) que Claudia Sheinbaum, ex-chefe de governo da Cidade do México, será sua candidata à Presidência. Não surpreendeu.

O nome de Sheinbaum, 61, apareceu repetidamente na liderança de pesquisas de intenção de voto, o que a conduziu direto ao favoritismo. Afinal, o partido de Andrés Manuel López Obrador —ou AMLO, acrônimo pelo qual o presidente mexicano é conhecido— definiu sua candidata por meio de pesquisa conduzida entre a população.

Claudia Sheinbaum durante evento na Cidade do México em que seu nome foi anunciado para disputar a Presidência pelo partido governista
Claudia Sheinbaum durante evento na Cidade do México em que seu nome foi anunciado para disputar a Presidência pelo partido governista - Raquel Cunha/Reuters

Pelos resultados agora anunciados, a ex-chefe de governo da capital —cargo similar ao de governadora—, que deixou o posto em junho para disputar as internas do partido, venceu todas as cinco pesquisas feitas por diferentes institutos privados com porcentagens acima de 30%.

Ela foi seguida pelo ex-chanceler Marcelo Ebrard, que também renunciou a seu cargo no governo para concorrer à vaga, sempre com números em torno de 25%. Votaram 12.500 cidadãos mexicanos.

Durante a tarde, Ebrard pediu que o partido refizesse a votação. Em vídeo na plataforma X, antigo Twitter, ele alegou que sua equipe foi impedida de entrar no prédio onde ocorria a contagem dos votos em papel. "Houve graves inconsistências em todo o processo", afirmou. O ex-ministro não esteve presente durante o anúncio dos resultados.

Nesta quinta (7), Obrador usou sua típica entrevista coletiva da manhã para demonstrar apoio ao processo de escolha do candidato do partido. "Foi um exemplo de exercício democrático. Algo inédito, pois por décadas e séculos a tradição foi a imposição", afirmou o presidente. Ele também elogiou Ebrard, a quem chamou de "amigo", ao dizer que o ex-chanceler é "uma pessoa muito boa, um bom líder, um bom servidor público". "Espero que decida apoiar a transformação."

Como o calendário eleitoral local ainda não permite que as legendas conduzam eleições internas, o Morena, num eufemismo, diz que com esse processo elegeu sua coordenadora da "Quarta Transformação", ou "4T", nome com o qual foi batizada a agenda política de AMLO.

Na prática, como é de amplo conhecimento no país, a pesquisa apontou aquela que vai concorrer na eleição presidencial de 2 de junho de 2024 pelo Morena —López Obrador não pode concorrer à reeleição. A própria Sheinbaum deixou mensagem clara após ter seu nome anunciado: "Hoje ganhou a democracia. Teremos uma presidenta da República. E ela será da Quarta Transformação".

Sua escolha abre o caminho para que, pela primeira vez, o México tenha uma mulher no Palácio Nacional. Isso porque, se tiver habilidade para herdar o capital político de AMLO, um populista de esquerda, a líder da Cidade do México gozará de chances expressivas de vitória.

Segundo pesquisa realizada com 1.200 mexicanos maiores de 18 anos no final de agosto pelo instituto Enkoll, o presidente é aprovado por 76%. Outros 21% dizem desaprová-lo, e 3% disseram não saber opinar.

O cenário confortável nas pesquisas acompanha AMLO desde o início de seu mandato. Ele é aprovado de forma expressiva por homens (80%) e por mulheres (72%) e entre diferentes faixas etárias. Entre aqueles de 18 a 24 anos, por exemplo, 82% dizem gostar de sua gestão, cifra similar à da opinião dos que tem 65 anos ou mais (83%).

O Morena também desfruta de amplo apoio. A pesquisa mostrou que 51% diziam se identificar com a sigla governista, reservando a outros partidos históricos, como o Pan (Partido de Ação Nacional) e o PRI (Partido Revolucionário Institucional), meros 12% cada um.

A possibilidade de uma mulher presidente cresce tendo em vista o nome escolhido pela frente ampla de oposição para disputar o pleito: a senadora indígena Xóchitl Gálvez, anunciada no último domingo (3) pelo grupo de partidos opositores que buscam desbancar o Morena.

Durante o evento desta quarta-feira, o presidente nacional do Morena, Mario Delgado, disse que com esse método seu partido mostrou uma "legitimidade que nenhum outro conseguiu na história moderna" do país. E distribuiu críticas à frente ampla opositora: "Fizeram um processo opaco, com negociações de alto escalão nos quais a cidadania foi usada. São os mesmos de sempre usando as práticas de sempre".

Aqueles que disputaram a vaga para concorrer à Presidência pelo Morena ficaram conhecidos como "corcholatas". O termo em espanhol para "tampa de garrafa" foi adotado pelo presidente para se referir a seu possível sucessor.

Sheinbaum, primeira mulher a liderar a capital, era a mais próxima de AMLO. De perfil acadêmico, ela estudou física na Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), onde também fez mestrado e doutorado e deu aulas. Ali começou sua militância estudantil.

Ela foi secretária de Meio Ambiente da capital quando AMLO era chefe de governo, no início dos anos 2000. Depois, foi eleita em 2015 prefeita de Tlalpan, região de 670 mil habitantes. Até que se afastou do cargo, em 2018, para assumir a liderança da capital do país.

O destino de Marcelo Ebrard, que agora dispara críticas contra seu partido, é incerto. Ainda que ele negue, há a possibilidade, ventilada na imprensa local, de que Ebrard migre para o centro-esquerdista Movimiento Ciudadano para disputar a Presidência. Nesta quinta, Obrador disse que o correligionário está livre para fazer o que considerasse melhor e pediu ao público que aguardasse a decisão do ex-chanceler.

Nesse cenário, aumentariam os desafios de Xóchitl Gálvez, que não seria a única a aglutinar os votos dos descontentes com o governo de AMLO. No pontapé inicial de sua campanha, ela tem pedido que a apoiem todos aqueles que estão "decepcionados" com López Obrador.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.