Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Combates impedem reabertura da fronteira em Gaza e saída de brasileiros

Ambulâncias, prioridade de recepção pelo Egito, não deixam área do hospital al-Shifa, que suspendeu sua operação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A fronteira da Faixa de Gaza com o Egito permanece fechada neste sábado (11) devido aos combates intensos em torno do maior hospital da região, o Al-Shifa. Com isso, segue retido o grupo de 34 pessoas sob responsabilidade do Itamaraty na região, que já está autorizado a sair.

Funeral de família morta em bombardeio israelense de Rafah, posto de fronteira de Gaza com o Egito
Funeral de família morta em bombardeio israelense de Rafah, posto de fronteira de Gaza com o Egito - Said Khatib/AFP

Com a ação militar de Israel se intensificando na área do hospital, que tinha cerca de 80 mil refugiados e pacientes até a sexta-feira (10), as ambulâncias com feridos graves, a prioridade de recepção por parte do Egito, não saíram rumo à fronteira em Rafah.

Neste sábado (11), o porta-voz do Ministério da Saúde de Gaza afirmou que o Al-Shifa suspendeu sua operação por falta de combustível. Como consequência, dois recém-nascidos morreram e outros 40, aproximadamente, correm perigo.

Sem a saída das ambulâncias, pelo entendimento do Cairo, por ora não há saída de estrangeiros e de pessoas com dupla cidadania de Gaza. Na véspera, dia em que o Egito enfim deu a autorização para os brasileiros deixarem o território, aos combates se somou um episódio em que integrantes do grupo palestino Hamas tentaram fugir de Gaza como motoristas de ambulâncias.

O governo egípcio controla os portões de Rafah, mas a autorização é um processo complexo em que Israel tem poder de veto, dada a necessidade de coordenação e o risco de evasão de terroristas. Ainda há consulta aos mediadores do arranjo de saída, Estados Unidos e Qatar.

O Hamas, que governa Gaza desde 2007, foi responsável pelo mega-ataque do dia 7 de outubro contra o Estado judeu que disparou o atual conflito. Tel Aviv está sob forte pressão, inclusive de seu principal aliado, os EUA, acerca da proporcionalidade da sua retaliação.

Até este sábado, foram cerca de 11 mil mortos em Gaza, segundo dado do Hamas usualmente aceitos por entidades internacionais. Israel alterou na sexta o número de mortos pelos ataques realizados pelo grupo no 7 de outubro de 1.400 para 1.200, e cerca de 240 pessoas sequestradas na data ainda estão nas mãos dos terroristas.

Apesar disso, a operação terrestre de Tel Aviv na região agora está centrada no Al-Shifa e outros centros hospitalares que, segundo o país, o Hamas usa para abrigar comandos militares e depósitos de armas. O grupo, cujo emprego de instalações civis como escudo é uma tática conhecida, nega.

Os brasileiros esperam para sair em uma casa próxima da fronteira —um dos integrantes do grupo, Hasan Rabee, voltou para Khan Yunis, a 10 km de Rafah. Ele, cuja filha e a mulher foram autorizadas a deixar Gaza, tem família lá.

Quando o grupo sair, ele será será atendido por equipe com médico, enfermeiro e psicólogo enviada pelo Brasil em um avião VC-2, a versão operada pela Força Aérea para a Presidência do Embraer-190. A aeronave está no Cairo e, quando os brasileiros saírem, fará a repatriação.

Saindo, o que segundo o chanceler Mauro Vieira é indefinido, eles deverão pegar um ônibus por cinco horas para o Cairo, onde a aeronave estava, ou farão uma viagem mais curta para a base de al-Arish, onde o VC-2 está autorizado para pousar. De um dos pontos, irão para Roma, Las Palmas, Recife e, enfim, Brasília.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.