Descrição de chapéu LGBTQIA+

Papa afasta bispo americano contrário à aproximação da Igreja com LGBTQIA+

Expoente da ala católica ultraconservadora dos EUA, Joseph Strickland apoia ex-presidente Donald Trump

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do Vaticano | Reuters e AFP

Um comunicado do Vaticano publicado neste sábado (11) anunciou que o papa Francisco destituiu o bispo americano Joseph Strickland, um de seus maiores críticos entre os católicos conservadores dos Estados Unidos.

Nomeado em 2012 pelo papa Bento 16 (1927-2022), Strickland vinha se opondo às tentativas do pontífice de tornar a Igreja Católica mais acolhedora para a comunidade LGBTQIA+.

O bispo ultraconservador Joseph Strickland, da diocese de Tyler, no Texas, discursa em manifestação contra os Los Angeles Dodgers, que fez uma homenagem à comunidade LGBTQIA+ em seu estádio
O bispo ultraconservador Joseph Strickland, da diocese de Tyler, no Texas, discursa em manifestação contra os Los Angeles Dodgers, que fez uma homenagem à comunidade LGBTQIA+ em seu estádio - USA Today Sports - 16.jun.23/via Reuters

O desligamento de um religioso deste patamar é uma medida rara. O ato se dá poucos meses após o papa ter enviado outros dois bispos americanos para visitar a diocese de Tyler, no Texas, em junho deste ano. Segundo a agência Reuters, a ação fez parte de uma investigação do Vaticano sobre a gestão financeira da diocese administrada por Strickland.

Normalmente, os bispos são orientados a renunciar quando têm problemas com a Igreja Católica —a destituição acontece como última medida, quando o religioso se recusa a fazer o pedido. Aos 65 anos, dez a menos que a idade de aposentadoria de bispos, Strickland tinha afirmado antes que não renunciaria.

Apoiador do ex-presidente Donald Trump, o bispo é um dos maiores expoentes da ala católica ultraconservadora nos EUA. Em agosto, Francisco havia lamentado o caráter "reacionário" da Igreja Católica no país, e afirmou que lá a ideologia política substituiu a fé em alguns casos.

Segundo o comunicado do Vaticano, o pontífice nomeou o bispo de Austin, Joe Vasquez, como administrador interino da diocese de Tyler.

Na quarta-feira (8), o Vaticano afirmou que pessoas transgênero "podem receber o batismo, nas mesmas condições dos outros fiéis, se não houver situações que possam gerar escândalo público ou desorientação entre os fiéis".

Aprovado pelo papa Francisco, o texto é datado de 31 de outubro, mas foi divulgado na última semana em resposta à pergunta do bispo brasileiro José Negri, da cidade de Santo Amaro, na Bahia.

A declaração também diz não haver objeções ao batismo dos filhos de casais do mesmo sexo, sejam eles adotados ou biológicos, desde que haja uma "esperança bem fundamentada" de que a criança será educada na religião católica.

Em uma década de papado, o pontífice argentino tem defendido a abertura da Igreja Católica aos cristãos LGBTQIA+, embora tenha afirmado que a homossexualidade "é pecado, assim como qualquer ato sexual fora do casamento".

Além da homossexualidade, o papa Francisco já debateu temas como divórcio, aborto, igualdade de gênero e métodos contraceptivos, considerados polêmicos na Igreja Católica. Por isso, é alvo de ofensivas de alas conservadoras, que veem a abertura como ameaça à essência da religião.

Mas para especialistas ouvidos pela Folha, o pontífice promove mudanças na abordagem dos assuntos, não na doutrina. A estratégia de acolher grupos antes renegados pela Igreja, como a comunidade LGBTQIA+, é parte do entendimento sobre a instituição como espaço aberto, cujo objetivo seria aproximar as pessoas de Cristo em vez de afastá-las.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.