Descrição de chapéu União Europeia

Justiça da França condena seis ex-alunos por participação no assassinato de professor

Samuel Paty foi decapitado em 2020 após exibir charges de Maomé durante aula sobre liberdade de expressão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um tribunal na França condenou nesta sexta-feira (8) seis pessoas por envolvimento no assassinato do professor Samuel Paty, decapitado em 2020 após ter exibido a seus alunos charges do profeta Maomé durante uma aula sobre liberdade de expressão.

O tribunal considerou cinco dos réus, na época do crime com 14 e 15 anos, culpados por vigiar o professor e apontá-lo ao criminoso. Outro réu, então com 13 anos, foi acusado de mentir sobre o debate em sala de aula e por fazer comentários que aumentaram a raiva de estudantes islâmicos contra o docente.

Manifestantes em Lille homenageiam o professor Samuel Paty, decapitado após mostrar caricaturas de Maomé a seus alunos
Manifestantes em Lille homenageiam o professor Samuel Paty, decapitado após mostrar caricaturas de Maomé a seus alunos - Pascal Rossignol - 17.out.20/Reuters

Paty, 47, teve a garganta cortada num subúrbio de classe média de Paris pelo refugiado de origem tchetchena Abdullakh Anzorov, 18, que foi morto a tiros pela polícia logo após o ataque. Segundo os investigadores, o criminoso queria vingança após o professor exibir em uma aula de educação cívica imagens que satirizavam Maomé. O islamismo considera blasfêmia a representação da imagem do profeta.

O caso revoltou alunos muçulmanos e seus pais. Na semana anterior ao crime, familiares de uma aluna de Paty compartilharam um vídeo em que chamavam o professor de bandido e apelavam a outros para "unir forças e dizer 'pare, não toque em nossos filhos'".

A França chegou a abrir 80 processos de investigação de militantes islâmicos depois do episódio, e uma mesquita em Pantin, região noroeste de Paris, foi fechada temporariamente por ter divulgado vídeos nas redes sociais criticando o professor, dias antes do ataque.

A sentença mais dura nesta sexta foi proferida a um dos ex-alunos que vigiou o professor antes do crime. Ele foi condenado a dois anos de prisão, sendo que seis meses poderão ser cumpridos em regime domiciliar e sob vigilância eletrônica. A ex-aluna considerada culpada de acusações falsas foi sentenciada a dois anos de liberdade condicional.

Os outros quatro ex-alunos foram condenados a passar de catorze a dezoito meses em suspensão condicional, ou seja, cumprindo algumas exigências judiciais que incluem frequentar cursos de educação e clínicas de atendimento psicológico. As identidades não foram reveladas porque, à época do crime, todos eram menores de idade.

O assassinato de Paty comoveu o país. Dezenas de milhares de pessoas fizeram protestos no dia seguinte ao crime em defesa de professores e da liberdade de expressão. O Parlamento Europeu também prestou homenagens ao docente.

A França lida com ataques terroristas pelo menos desde 2015, quando dois homens invadiram o jornal satírico Charlie Hebdo e deixaram 12 mortos, incluindo alguns dos chargistas mais célebres do país.

As tensões aumentaram na França, um país com grandes populações judaica e muçulmana, após o ataque do movimento islamista palestino Hamas contra Israel em 7 de outubro e o subsequente bombardeio israelense à Faixa de Gaza.

Em outubro, um professor foi esfaqueado e morto na cidade de Arras e, desde então, a França está em estado de alerta. O criminoso teria gritado "Allahu Akbar" (Alá é grande, em árabe), segundo testemunhas. A polícia disse que o homem é de origem tchetchena e conhecido por órgãos de segurança pelo envolvimento com o islamismo radical.

Desde o começo da guerra, os alertas de bomba multiplicaram-se em escolas, aeroportos e locais turísticos, incluindo o Palácio de Versalhes, que tiveram de ser esvaziados nos últimos dias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.