Rainha Margrethe 2ª anuncia que vai abdicar em discurso ao vivo na TV

Monarca da Dinamarca diz ter chegado a hora de passar o poder para a próxima geração; seu filho Frederik assume

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Copenhague | Reuters

A rainha Margrethe 2ª, da Dinamarca, anunciou em discurso ao vivo neste domingo (31) que vai abdicar ao trono dia 14 de janeiro, após reinado de 52 anos. Ela vai ser sucedida por seu filho mais velho, o príncipe herdeiro Frederik.

A rainha de 83 anos, que subiu ao trono em 1972, fez o anúncio-surpresa em uma transmissão ao vivo durante seu tradicional discurso de Ano-Novo, assistido por boa parte dos 5,9 milhões de habitantes do país.

Mulher que aparenta 80 anos está vestida com blusa na cor coral, com chapéu da mesma cor; ela aparece na foto sob fundo de cor creme
Rainha Margrethe 2ª acena em aparição na Dinamarca - Bo Amstrup/Ritzau Scanpix - 3.jun.23/AFP

A rainha da Dinamarca afirmou que uma cirurgia feita nas costas em fevereiro a fez refletir sobre o reinado. "Naturalmente me levou a pensar sobre o futuro, se havia chegado o momento de passar a responsabilidade para a próxima geração", disse ela.

"Decidi que a hora chegou. Em 14 de janeiro de 2024, 52 anos após suceder meu amado pai, vou renunciar ao trono da Dinamarca", disse ela. "Deixo o trono para o meu filho, príncipe herdeiro Frederik", completou.

Na Dinamarca, o poder formal é exercido pelo Parlamento. A monarquia não tem envolvimento na política partidária, e representa a nação em momentos que vão de visitas de Estado a celebrações.

A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, agradeceu à rainha por sua dedicação ao cargo.

"Ainda é difícil entender que chegou o momento de uma mudança de trono", disse Frederiksen em um comunicado. "A rainha Margrethe é a personificação da Dinamarca e, ao longo dos anos, pôde expressar em palavras e sentimentos quem somos como povo e como nação", disse.

Nascida em 1940, filha do rei Frederik 9º e da rainha Ingrid, Margrethe desfrutou de amplo apoio dos dinamarqueses ao longo de sua vida. Ela também é conhecida por seu amor pela arqueologia, tendo participado de várias escavações.

Tornou-se herdeira de seu pai em 1953, aos 31 anos, após uma emenda constitucional permitir que mulheres assumissem o trono.

Em 1967, casou-se com o diplomata francês Henri de Laborde de Monpezat, que serviu como seu consorte real até sua morte, em 2018. O casal teve dois filhos: o príncipe herdeiro Frederik, que se tornará o rei Frederik 10º, e príncipe Joachim. Frederik casou-se com Mary Elizabeth Donaldson, australiana, em 2004.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.