Descrição de chapéu guerra israel-hamas Itamaraty

Terceiro grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chega ao Brasil

Voo da FAB aterrissou em Brasília na manhã deste sábado (23), com 14 crianças, 11 mulheres e 5 homens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O grupo de 30 repatriados da Faixa de Gaza chegou ao Brasil na manhã deste sábado (23) em mais uma operação de resgate do governo federal.

A maior parte dos que chegaram é formada por crianças (14) e mulheres (11). Agora, eles seguem para São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória.

Foto mostra dezenas de pessoas (mulheres, homens e crianças) caminhando em pista de aeroporto apó desembarque
Repatriados chegam ao Brasil na base aérea de Brasília. - Gabriela Biló - 23.dez.23/Folhapress

No total, já deixaram os territórios palestinos ocupados (Cisjordânia e Gaza) mais de 140 brasileiros e parentes, sendo a maioria de Gaza.

Este é o terceiro voo da FAB (Força Aérea Brasileira) que chega com repatriados palestinos. A aeronave KC-30 também levou do Brasil para a região 150 purificadores, que têm a capacidade de purificar 5.000 litros de água por dia, como ajuda humanitária.

Há uma expectativa do governo que este seja o último voo da FAB para repatriar brasileiros e familiares, uma vez que agora restam poucos no local.

"Ainda há um pequeno número que está lá que não pode vir por uma série de razões, mas nós já estamos praticamente no fim dessas operações. Não há mais um número tão grande e acho que as próximas serão em doses menores, talvez em aviões comerciais, como for possível", disse o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) em entrevista à BandNews TV na sexta-feira (22).

O chefe do Itamaraty disse ainda que há menos de 20 brasileiros e familiares no local que ainda podem demonstrar interesse em retornar ao Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.