Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Famílias de reféns israelenses criam réplica de túneis do Hamas

Mais de 130 pessoas são mantidas sob controle do grupo terrorista; estrutura visa pressionar governo Netanyahu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Familiares de reféns israelenses que estão em Gaza apresentaram neste sábado (13) uma réplica dos túneis que o Hamas mantém na região. A instalação de 30 metros de comprimento foi inaugurada em frente ao Museu de Arte de Tel Aviv.

O movimento dos parentes é uma tentativa de pressionar as autoridades de Israel a encontrarem pessoas que são mantidas reféns após quase cem dias do início da guerra na região.

Familiar de Itay Chen, um dos reféns mantidos pelo Hamas, visita obra recriada por artista para simular túneis em Gaza
Familiar de Itay Chen, um dos reféns mantidos pelo Hamas, visita obra recriada por artista para simular túneis em Gaza - Marco Longari - 13.jan.24/AFP

"Sabemos que as condições são horríveis: sem ar fresco, pouca comida, sem medicamentos, sem luz do dia, dormindo no chão", disse Eyal Moar, sobrinha de um refém, à agência de notícias AFP.

A instalação foi projetada pelo artista israelense Roni Levavi, que tentou fazer "a reconstrução mais fiel" dos túneis de Gaza. Para isso, baseou-se em imagens divulgadas pela imprensa.

No interior, há pouca luz e ouvem-se sons de tiros e bombardeios. O chão é sujo. "Dá uma ideia do que os reféns estão sentindo há tantos dias", afirmou Levavi.

"É o único túnel em que há uma luz no final", comentou Inbar Goldstein. Vários de seus familiares foram libertados durante uma trégua de uma semana em novembro. No entanto, outros morreram em 7 de outubro, quando o conflito teve início.

A instalação foi projetada pelo artista israelense Roni Levavi
A instalação foi projetada pelo artista israelense Roni Levavi - Marco Longari - 13.jan.24/AFP

As autoridades israelenses estimam que, dos cerca de 250 reféns capturados, 132 ainda estão retidos em Gaza, incluindo 25 que podem estar mortos. Mais de cem reféns foram libertados durante a trégua de novembro, porém o destino dos demais prisioneiros é incerto.

Na sexta-feira (12), o gabinete do primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, disse que os reféns receberão medicamentos por meio de um acordo negociado com o Qatar.

Para as famílias, isso ainda é pouco. "Eu o quero em casa, no hospital, com boa assistência médica, não com assistência médica do Hamas", disse Ella Ben Ami, cujo pai, Ohad Ben Ami, é mantido em cativeiro.

Para os parentes dos reféns, a sensação de estar preso em um túnel, mesmo que seja uma réplica, foi angustiante. "Estive lá por cinco minutos e só queria sair correndo", contou Ben Ami. "Eu tinha a opção de fugir, mas eles não."

Com AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.