Rei Charles 3º fará tratamento para próstata aumentada; condição é benigna

Monarca irá ao hospital na próxima semana para procedimento corretivo, afirmou Palácio de Buckingham

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

O Palácio de Buckingham afirmou nesta quarta-feira (17) que o Rei Charles 3º, do Reino Unido, procurou tratamento para próstata aumentada. A condição é benigna e ele irá ao hospital na próxima semana para um procedimento corretivo, acrescentou o comunicado.

Charles, 75, tinha uma série de compromissos planejados nesta semana, mas eles foram adiados após um conselho de seu médico para permitir um curto período de recuperação.

Rei Charles 3º chega para tradicional serviço religioso do dia de Natal na Igreja de Santa Maria Madalena, em Sandringham, no leste da Inglaterra - Adrian Dennis - 25.dez.2023/AFP

É incomum que a família real britânica divulgue detalhes de questões de saúde. Charles, porém, quis compartilhar a notícia com o público para encorajar outros homens que tenham sintomas da condição a procurar um médico, segundo o palácio. A nota afirma que, "assim como milhares de homens a cada ano, o rei procurou tratamento para uma próstata aumentada".

O site do Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido afirma que a condição pode dificultar o ato de urinar e é comum entre homens com mais de 50 anos.

"Não é um câncer e geralmente não representa uma ameaça séria à saúde", diz o NHS. "Muitos homens acham que ter uma próstata aumentada significa que eles têm um risco aumentado de desenvolver câncer de próstata. Isso não é verdade."

O anúncio aconteceu menos de duas horas depois de ser anunciado que Kate Middleton, nora de Charles, havia passado por uma cirurgia abdominal. O procedimento da princesa de Gales foi planejado e bem-sucedido, afirmou o Palácio de Kensington, e ela ficará no hospital por até duas semanas.

Mulher do herdeiro do trono, o príncipe William, Kate, 42, foi vista pela última vez em público no dia de Natal, quando a família real fez sua visita anual a um serviço religioso em Sandringham, no leste da Inglaterra. Não há informações prévias de que ela estaria doente.

O comunicado do palácio afirmou que a princesa foi internada na London Clinic, um hospital privado na capital britânica, nesta terça-feira (16). Espera-se que ela permaneça no centro de saúde por 10 a 14 dias antes de voltar para casa para se recuperar. Não foram fornecidos detalhes sobre a cirurgia.

"A princesa de Gales aprecia o interesse que esta declaração irá gerar", diz a declaração. "Ela espera que o público compreenda seu desejo de manter o máximo de normalidade possível para seus filhos e de guardar privacidade sobre suas informações médicas pessoais."

O palácio disse também que só dará atualizações sobre sua recuperação quando houver "informações novas e significativas para compartilhar". Por conselho médico, continua a nota, é improvável que ela retorne às suas funções públicas antes de abril.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.