Descrição de chapéu América Latina

Piñera morreu afogado após queda de helicóptero no Chile, diz autópsia

Autoridades investigam a causa do acidente que matou o ex-presidente; velório começa nesta quarta (7)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santiago (Chile) | Reuters

O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera morreu por asfixia devido à submersão após o helicóptero que ele pilotava cair em um lago no sul do Chile na terça-feira (6), informou a promotoria local nesta quarta (7).

O Serviço Médico Legal na cidade de Valdivia realizou uma autópsia durante a noite no corpo de Piñera, que morreu aos 74 anos, antes de seus restos mortais serem enviados para receber honras estatais na capital chilena.

Sebastián Piñera em visita a Paris, em setembro de 2021
Sebastián Piñera em visita a Paris, em setembro de 2021 - Ludovic Marin - 6.set.2021/AFP

"Como promotoria, agora estamos em posição de informar à comunidade que a causa médico-legal da morte do ex-presidente Sebastián Piñera é asfixia por submersão", disse Tatiana Esquivel, a promotora local onde ocorreu o acidente, aos repórteres.

Esquivel acrescentou que ainda não foi determinada a causa da queda do helicóptero, mas que os dados forenses estão permitindo que os especialistas desenvolvam uma "teoria mais provável" e que uma equipe especializada está investigando o local do acidente.

O helicóptero que transportava o ex-presidente do Chile por duas vezes (2010-2014 e 2018-2022) caiu nas águas do Lago Ranco, que está localizado em uma área turística de lagos, florestas e vulcões no sul do Chile, logo após a decolagem.

A partir desta quarta-feira, os restos mortais do ex-presidente permanecem na sede do antigo Congresso em Santiago. Um funeral será realizado na sexta-feira (9).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.