Descrição de chapéu América Latina

'Pulem vocês primeiro', disse Sebastián Piñera antes de queda do helicóptero

Palavras finais do ex-presidente do Chile foram relatadas por sua irmã, que sobreviveu ao acidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera pediu para que os passageiros saltassem do helicóptero antes da queda, o que teria feito com que eles sobrevivessem. Piñera morreu na tarde desta terça-feira (6), aos 74, após a aeronave ter caído na comuna de Lago Ranco, região de Los Ríos, no centro-sul chileno.

"Pulem vocês primeiro, porque, se eu pular junto, o helicóptero vai cair em cima de todos nós", teria dito o ex-presidente para os três passageiros, que conseguiram escapar e chegar até a beira do lago. Estavam no helicóptero a irmã de Piñera, Magdalena, seu amigo Ignacio Guerrero e o filho dele, Bautista.

Sebastián Piñera em visita a Paris, em setembro de 2021
Sebastián Piñera em visita a Paris, em setembro de 2021 - Ludovic Marin - 6.set.2021/AFP

O relato de Magdalena foi contado por Karla Rubilar, ex-ministra de Desenvolvimento Social do segundo governo de Piñera, em um programa de televisão, segundo o jornal El País.

O corpo do ex-presidente foi resgatado pelos bombeiros de Lago Ranco após as 16h, no horário local, e levado de barco para a capitania dos portos.

Ricardo González, mergulhador do Corpo de Bombeiros que participou do resgate, relatou que em questão de minutos a equipe conseguiu encontrar o cadáver, que flutuava fora da aeronave. "A extração não foi complexa, pois as condições climáticas, a temperatura, a água, o vento, a profundidade e a sondagem eram favoráveis para um mergulho livre", explicou ele à promotoria, segundo o jornal chileno La Tercera.

De acordo com autópsia realizada no corpo do ex-presidente, a causa da morte foi afogamento. "Como promotoria, agora estamos em posição de informar à comunidade que a causa médico-legal da morte do ex-presidente Sebastián Piñera é asfixia por submersão", disse Tatiana Esquivel, a promotora local onde ocorreu o acidente, aos repórteres.

Esquivel acrescentou que ainda não foi determinada a causa da queda do helicóptero, mas que os dados forenses estão permitindo que eles desenvolvam uma "teoria mais provável" e uma equipe especializada está investigando o local do acidente.

O helicóptero que transportava o ex-presidente do Chile por duas vezes (2010-2014 e 2018-2022) caiu nas águas do Lago Ranco, que está localizado em uma área turística de lagos, florestas e vulcões no sul do Chile, logo após a decolagem.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.