Descrição de chapéu Rússia

Desabamento deixa 13 trabalhadores presos em mina de ouro na Rússia

Mineiros estão a uma profundidade de 125 metros, segundo imprensa local; Putin diz que garantirá esforços para resgate

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O desabamento de uma rocha em uma mina de ouro na região de Amur, no sudeste da Rússia, deixou pelo menos 13 trabalhadores presos debaixo da terra, afirmou o Ministério de Situações de Emergência nesta terça-feira (19).

Uma operação de resgate tenta alcançar com tubos de ventilação os trabalhadores, presos desde o último domingo (18) a uma profundidade de aproximadamente 125 metros, de acordo com jornais russos. O trabalho, no entanto, é dificultado pelas pedras de difícil transporte e pela água que flui para dentro da mina —segundo o Moscow Times, a inundação chega a 15 metros de altura.

Mina de ouro Pioneer, na região de Amur, na Rússia, onde mineiros ficaram presos após a queda de uma rocha - Ministério de Emergências da Rússia/via Reuters

No local, há 80 funcionários do Ministério de Situações de Emergência, que trabalham com 14 equipamentos de carregamento para retirar cerca de 9.000 metros cúbicos de destroços que desabaram. Ainda segundo o Moscow Times, os mineiros não são da região de Amur.

"Seus parentes foram trazidos para o território da mina", afirmou o ministro de Emergência, Aleksandr Kurenkov, segundo a agência de notícias RIA Novosti. "É claro que todos estão preocupados. Nossos psicólogos estão lá."

A mina Pioneer, que fica no distrito de Zeiski, ao norte da China, tem uma das maiores capacidades de processamento para extração de ouro do país, segundo a imprensa local. A região é explorada há 20 anos, mas o método de extração subterrâneo teria começado somente em 2017.

Até 2022, a jazida era de propriedade da mineradora de ouro Petropavlovsk. De origem russa e listada em Londres, a empresa entrou com um pedido de recuperação judicial naquele ano, quando sanções ocidentais motivadas pela invasão da Ucrânia deixaram o banco russo Gazprombank, seu principal credor e único comprador de seu ouro, com dificuldades para pagar dívidas. Atualmente, a mina pertence à metalúrgica UMMC.

Acidentes ali não são incomuns —em 2021, a mina inundou com o transbordamento de um rio, e, em 2016, um funcionário da empresa morreu durante uma operação de transporte da mineradora, de acordo com o Moscow Times.

O presidente russo reeleito no último fim de semana, Vladimir Putin, foi informado sobre o acidente e afirmou que garantirá todos os esforços para o resgate, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. Segundo a imprensa local, um regime de emergência foi instituído na região e um comitê de investigação organizou uma inspeção no local.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.