Tiroteio é reportado na região do Palácio Nacional do Haiti

Ex-líder do golpe de 2004 no país exige saída de primeiro-ministro do poder

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Haiti

Reuters


Um tiroteio foi reportado na região do Palácio Nacional de Porto Príncipe, no Haiti, no fim da noite desta sexta-feira (8) em meio a declarações do ex-líder do golpe no país em 2004, Guy Philippe, exigindo a renúncia do primeiro-ministro Ariel Henry.

As informações foram divulgadas pela agência de notícias EFE e confirmadas pela Reuters.

Palacio nacional sede do governo em Belair - Jorge Araújo/Folhapress

Os relatos acontecem em uma semana marcada pela fuga de mais de 4000 presos que terminou em uma onda de violência e forçou o governo a declarar estado de emergência e toque de recolher na capital.

Ariel Henry, que viajou em missão de segurança da ONU, está em Porto Rico desde a última terça-feira (5), impossibilitado de retornar ao Haiti. Nesta semana, conflitos paralisaram o porto e o aeroporto da capital, dificultando o trânsito de pessoas e suprimentos.

Em entrevista à Reuters via Zoom, Philippe declarou que deseja ser presidente do Haiti e que, se empossado, buscaria implementar uma política de anistia aos membros de gangues responsáveis pela libertação de detentos e por uma série de conflitos com as forças de segurança do Haiti.

"Estou entrando na política", disse o ex-chefe de polícia de 56 anos. "Fui senador, fui eleito pelo meu povo, irei novamente nas eleições. Mandela estava na prisão, Hugo Chávez estava na prisão, Lula estava na prisão e se meu povo acreditar e confiar em mim, serei seu líder."

Político haitiano Guy Philippe fala durante uma entrevista com a Reuters via Zoom do Haiti
Político haitiano Guy Philippe fala durante uma entrevista com a Reuters via Zoom do Haiti - REUTERS

Em 2004, Philippe foi um dos principais líderes na bem-sucedida derrubada do presidente Jean-Bertrand Aristide. Ele concorreu sem sucesso à presidência em 2006, antes de ganhar um assento no senado em 2016, embora tenha sido preso e extraditado para os Estados Unidos antes de ser empossado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.