Centenas de pessoas são retiradas após erupção de vulcão na Indonésia

Não há relatos de mortos ou feridos; coluna de cinzas chegou a dois quilômetros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jacarta (Indonésia) | AFP

Um vulcão entrou em erupção em uma região remota da Indonésia, forçando centenas de pessoas a sair da área nesta quarta-feira (17), depois que a montanha expeliu lava e uma gigantesca nuvem de fumaça.

O Monte Ruang, um vulcão localizado na província de Sulawesi do Norte, entrou em erupção às 21h45 (horário local) de terça-feira (16) e a atividade continuou nesta quarta, informaram agências de vulcanologia e geologia.

Não há relatos de mortos ou feridos, mas mais de 800 pessoas foram retiradas de duas aldeias na ilha vizinha de Tagulandang, informou a agência estatal Antara.

Imagem mostra o Monte Ruang liberando lava quente - Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos/via AFP

As autoridades elevaram o nível de alerta para o segundo nível mais alto após o aumento da atividade, disse Heruningtyas Desi Purnamasari, funcionário do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos (PVMBG) da Indonésia, à agência de notícias Reuters.

"Devemos limpar a ilha porque prevemos que poderá haver mais erupções. Nenhuma atividade é permitida num raio de quatro quilômetros da cratera", disse Heruningtyas.

A primeira erupção formou uma coluna de cinzas de dois quilômetros e depois o vulcão impulsionou materiais que subiram até 2,5 km, disse Muhamad Wafid, diretor da agência de geologia, em um comunicado.

A ilha de Ruang abriga cerca de 838 residentes, a maioria dos quais já foi enviada para a ilha mais próxima, Tagulandang, acrescentou Heruningtyas.

A Indonésia abrange o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de alta atividade sísmica que fica sobre múltiplas placas tectônicas.

Em fevereiro, um vulcão no sudoeste da Islândia entrou em erupção pela terceira vez desde dezembro, lançando jatos de lava de até 80 metros no ar e desencadeando um alerta de emergência.

Uma rocha derretida de cor laranja brilhante jorrou de rachaduras no solo na península de Reykjanes, e a lava atravessou uma estrada perto da Lagoa Azul, um spa geotérmico de luxo, que teve de fechar devido à erupção.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.