Descrição de chapéu União Europeia

Partido centrista de premiê vence disputa na Polônia em eleição europeia

Bloco de Donald Tusk deverá manter a maior quantidade de assentos reservados ao país no Parlamento Europeu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

A Coligação Cívica, do primeiro-ministro Donald Tusk, ficou em primeiro lugar nas eleições para o Parlamento Europeu na Polônia, com 37,1% dos votos, de acordo com os resultados oficiais da comissão eleitoral divulgados pelos meios de comunicação locais.

O principal partido da oposição, o nacionalista Lei e Justiça, obteve 36,2%. O partido de ultradireita Confederação teve 12,1% dos votos.

O líder da Coalizão Cívica, Donald Tusk, em discurso no parlamento da Polônia - Aleksandra Szmigiel/Reuters

Os parceiros da Coligação Cívica no governo —a Terceira Via, de centro-direita, e a Esquerda— receberam 6,9% e 6,3% da votação, respectivamente. A participação foi de 40,7%.

O bloco de centro, formado por centro-direita, centro-esquerda e liberais, deverá manter a maior quantidade de assentos do Parlamento Europeu, segundo as projeções divulgadas pela própria Casa. Os números indicam que os grupos de ultradireita devem conquistar mais espaço, mas sem desbancar a atual maioria.

De acordo com a última projeção divulgada, o Partido Popular Europeu (EPP, na sigla em inglês), de centro-direita, deverá conquistar 189 cadeiras, nove a mais que em 2019, e permanecerá como o maior grupo do Legislativo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.