Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2010 - 10h10

Comandante dos EUA diz que ameaça terrorista aumentou no Iraque

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O comandante das tropas dos Estados Unidos no Iraque, general Ray Odierno, afirmou nesta terça-feira que a ameaça imposta pelas milícias iraquianas aos militares aumentou, mas não afetará a retirada prevista para o fim de 2011.

Ao menos oito pessoas morreram nesta segunda-feira, entre elas um dos líderes do Conselho da Salvação e quatro membros de sua família, em vários atentados no Iraque, informaram fontes do Ministério do Interior.

Odierno disse que o número de ataques contra os comboios militares dos Estados Unidos está baixo, mas uma "ameaça muito consistente" de grupos apoiados pelo Irã cresceu nas duas últimas semanas.

A segurança, acrescenta Odierno, foi ampliada nas bases americanas em todo o Iraque e as operações conjuntas contra insurgentes com vínculos com iranianos foram ampliadas.

A retirada das tropas americanas do Iraque começará no próximo mês. O número de soldados deve cair dos atuais 77.500 para cerca de 50 mil até 1º de setembro. todas as tropas americanas devem deixar o país até o fim de 2011.

ATAQUES

Um grupo de homens armados invadiu a moradia do dirigente do Conselho da Salvação e disparou contra sua família, a 20 quilômetros ao sul de Bagdá. Neste incidente morreu o dirigente e mais quatro familiares, incluindo sua mulher.

A explosão de dois artefatos explosivos na passagem de uma patrulha da polícia em Bagdá causou a morte de dois oficiais e ferimentos em cinco civis.

Em outro atentado, ocorrido no centro da cidade de Al Faluja, a 50 quilômetros ao oeste de Bagdá, um homem morreu na detonação de uma bomba lançada a partir de um carro.

Na mesma região, uma bomba feriu cinco participantes de uma manifestação pedindo a condenação dos autores do atentado de maio passado, em um mercado popular, no qual morreram mais de 20 pessoas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página