Descrição de chapéu Datafolha

Academias atraem público que busca cuidar da saúde mental

Smart Fit é escolhida a melhor do setor por 39% dos paulistanos, segundo Datafolha

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São Paulo

Valorizada há muito tempo por profissionais de saúde, a prática de atividades físicas começou a receber maior atenção por grande parte da população a partir da pandemia. Segundo Mônica Marques, diretora da Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil), os clientes passaram a ter uma nova relação com o setor.

"Um legado da pandemia foi que as pessoas entenderam, finalmente, a importância da atividade física para a melhoria da saúde, tanto física quanto mental. O exercício produz serotonina, endorfina, e outras substâncias que trazem bem-estar", afirma Marques.

Vista da academia Smart Fit da Avenida Paulista, na imagens vemos equipamentos para exercícios de musculação
A Smart Fit foi considerada a melhor academia de São Paulo, de acordo com 39% dos paulistanos ouvidos pela pesquisa Datafolha - Keiny Andrade/Folhapress

Ela diz que as pessoas também passaram a olhar com mais atenção para questões que se tornaram comorbidades ou fatores de risco para casos de Covid, como hipertensão, obesidade e diabetes.

"A atividade física é uma parte importante do tratamento de todas essas comorbidades. Notamos que pessoas que foram sedentárias por muito tempo estão com um nível de consciência muito maior e começaram a praticar algum tipo de exercício", diz ela.

Essa percepção é compartilhada por Fabio Sakae, diretor de marketing da Smart Fit, vencedora da categoria de melhor academia da cidade de São Paulo na pesquisa Datafolha pela sétima vez consecutiva. A rede foi citada por 39% dos paulistanos ouvidos.

Segundo ele, as pessoas deixaram de ver as academias apenas como um lugar voltado para a estética, mas como um espaço de cuidado com a saúde.

"A pandemia trouxe um alerta para nós, como sociedade, em relação à questão não só da saúde física, mas também da saúde mental. As pessoas perceberam com o isolamento que elas precisavam de atividade física para se manterem sãs", afirma Sakae.

Segundo ele, o reconhecimento revelado pela pesquisa mostra que a empresa está no caminho certo. "Mais do que levar uma academia de qualidade e com preço acessível para o público, a gente quer cuidar das pessoas e ajudar a melhorar a saúde delas", diz.

A Smart Fit adota um modelo de negócios que visa democratizar o fitness de alto padrão, segundo Fabio Sakae. A ideia é proporcionar o acesso a academias completas, com equipamentos de qualidade, por um preço menor que o de outras academias de alto padrão e com uma capilaridade que atenda diversas localidades.

O valor dos planos na Smart Fit varia entre R$119,90 a R$129,90 por mês. Outras academias de alto padrão possuem preços mais elevados. A Bio Ritmo, em São Paulo, tem mensalidades a partir de R$239, no bairro Santana, na zona norte, e de R$499, em unidades como Higienópolis, Itaim e Avenida Paulista. Já a Bodytech tem planos anuais para o público geral que custam a partir de R$319, no Brooklin, e de R$642, no bairro Pinheiros.

Em um dos planos da Smart Fit, os clientes podem acessar qualquer unidade da rede na América Latina. Atualmente, são 608 academias espalhadas pelo Brasil e outras 588 em 13 países da América Latina.

Além dos treinamentos de musculação, também são disponíveis aulas de alongamento, abdominal, fit dance, zumba, body balance, entre outras modalidades.

O setor está voltando a crescer, após enfrentar um período turbulento nos últimos anos. As academias ficaram fechadas por muito tempo, e no retorno funcionaram com restrições de horários e número de pessoas, além do uso de máscara. As medidas restritivas variaram de um estado para o outro. A volta à normalidade só ocorreu em 2022.

Segundo Mônica Marques, da Acad Brasil, o setor teve seu ápice de clientes no ano de 2015, depois passou por uma queda. Entre 2019 e 2020 apresentava uma expectativa de crescimento até o fechamento pela pandemia. Em 2023, em média, as academias já possuem um número de frequentadores similar ao de 2019, e a perspectiva é de mais crescimento.

De acordo com ela, com o longo período de fechamento, muitas academias fecharam as portas. Outras contraíram dívidas que ainda devem levar cerca de dois a três anos para serem quitadas. Somente depois disso, academias menores conseguirão voltar a investir em equipamentos, reformas e inovações.


SMART FIT

39% das menções

Fundação 2009

Unidades 1.223

Funcionários não divulga

Faturamento (2022) R$ 3,4 bilhões

Crescimento (2022) - faturamento 72% maior em relação a 2019

Para nós é muito gratificante ter esse reconhecimento da pesquisa. Somos uma empresa que busca democratizar o fitness de alto padrão. Mais do que levar uma academia de qualidade e com preço acessível para o público, a gente quer cuidar das pessoas e ajudar a melhorar a saúde delas.

Fabio Sakae

diretor de marketing

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