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Bancos investem em marketplaces para atrair e fidelizar clientes

Itaú tem o melhor serviço financeiro da cidade para 19% dos entrevistados pelo Datafolha

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São Paulo

Nos últimos dois anos, 4 dos 5 maiores bancos brasileiros lançaram seus marketplaces, espaços digitais em que correntistas podem realizar compras e ter acesso a benefícios oferecidos pelas instituições.

O Itaú, que tem o melhor serviço financeiro segundo 19% dos entrevistados pelo Datafolha, lançou sua plataforma em agosto de 2022. O instituto realizou 1.081 entrevistas com pessoas com 16 anos ou mais pertencentes às classes A e B da cidade de São Paulo, de 19 a 27 de janeiro deste ano.

O Itaú Shop permite que os clientes comprem produtos com descontos pelo aplicativo e acumulem pontos, que podem ser trocados por outros produtos e passagens aéreas. Estão à venda eletrodomésticos, itens de informática e celulares. Bradesco, Santander e Banco do Brasil também têm iniciativas similares.

Entrada do centro de investimentos do Itaú, na Faria Lima, em São Paulo
Entrada do centro de investimentos do Itaú, na Faria Lima, em São Paulo - Keiny Andrade/Folhapress

Renato Lulia, diretor de relação com investidores da instituição, afirma ser uma maneira de oferecer praticidade à vida dos correntistas.

"Enquanto no passado o serviço financeiro era restrito à conta-corrente, ao cartão de crédito ou ao empréstimo, hoje bancos como o Itaú trabalham setores diversos da sociedade. A gente quer manter aquela definição de serviços financeiros tradicionais, mas também ajudar nossos clientes para além do que sempre oferecemos", afirma.

Para ele, o banco já alcançou excelência em ajudar os correntistas a cuidar do dinheiro e a investir. Agora, a proposta é ajudá-los também a consumir.

Rafael Schiozer, professor de economia da FGV (Fundação Getulio Vargas), diz que esses espaços ajudam a atrair e a manter clientes.

"Hoje, quase todos os maiores bancos têm essas plataformas. Elas atraem o cliente pela praticidade, porque oferecem todas as funcionalidades do internet banking e dão acesso a uma gama variada de produtos."

De acordo com Lulia, o objetivo com o Itaú Shop e outras iniciativas é melhorar e estimular uma relação de confiança. "Aqui estamos sempre pensando em quanto mais a gente consegue ajudar nosso cliente e quanto mais benefícios podemos levar a ele, dado o tamanho do banco", afirma.

Para Schiozer, a relação que se estabelece é de mão dupla, mas traz mais vantagens para os bancos.
"Quando a instituição oferece esse tipo de serviço, consegue traçar um perfil detalhado do consumo de seu correntista. Isso possibilita saber quais outros produtos oferecer, quais formas de pagamento e mesmo analisar se essa pessoa é elegível ou não para uma linha de crédito."

Schiozer considera que a iniciativa de criar plataformas como essas é um sinal da migração cada vez maior para o digital, ainda vista como um desafio.

"Bancos grandes, com milhões de clientes, têm na migração para o digital uma solução e um problema. Produtos como esses marketplaces são muito úteis para uma parcela dos correntistas, mas não para outra parte significativa. É importante que essas instituições encontrem um equilíbrio."


ITAÚ

19% das menções
Fundação 1924
Unidades 3.800 pontos físicos
Funcionários 101 mil
Faturamento R$ 30,8 bilhões (2022)
Crescimento 14,5%

Temos sido capazes de crescer nossa operação e consolidar a oferta de produtos e serviços, sempre com foco na satisfação e no atendimento das necessidades dos nossos clientes. Essa consistência ao longo dos anos é o que nos permitiu consolidar nossa posição de liderança no setor bancário e, nos últimos anos, colocar em prática nossa transformação cultural e digital, que nos tornou um banco mais ágil, eficiente, competitivo e capaz de entregar o que os clientes esperam de nós.

Renato Lulia

diretor de Relações com Investidores e Inteligência de Mercado do Itaú Unibanco

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