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Operadora quer avançar em conexão com novas torres e planos mais rápidos

Eleita a melhor de seu segmento na pesquisa Datafolha, Vivo busca o avanço do 5G para ampliar automação residencial

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São Paulo

Operadoras de internet estão investindo em conexão rápida para se adequar a casas e ambientes cada vez mais conectados.

 Movimento na loja da Vivo no Shopping Ibirapuera.
Movimento na loja da Vivo no Shopping Ibirapuera. - Keiny Andrade/Folhapress

A IoT, sigla em inglês para internet das coisas, consiste na conexão entre diversos aparelhos ligados à internet, permitindo que tenham múltiplas funcionalidades e sejam controlados a distância.

A presença desses dispositivos no dia a dia das casas e escritórios exige que as redes de fibra ótica e 5G sejam aprimoradas com frequência para que consigam dar conta dessa realidade, de acordo com Luciano Stutz, porta-voz da Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações).

"Com o passar dos anos, fomos adicionando aparelhos às redes nas nossas casas. O que antes se resumia a um computador, hoje engloba desde o smartphone até geladeiras e lâmpadas que funcionam com a internet, e isso demanda uma conexão cada vez melhor", afirma.

A Vivo, pela terceira vez consecutiva eleita a melhor operadora de internet pelos paulistanos, segundo o Datafolha, tem investido nessa melhoria de conectividade necessária para as novas demandas, afirma Dante Compagno, diretor de B2C (negócios diretos ao consumidor) da companhia.

"Foi nítido para nós esse avanço que a conectividade precisava. A fibra ótica já trouxe melhorias, e buscamos caminhar mais com a instalação de novas torres transmissoras e a criação de planos que oferecem mais velocidade."

Além dos novos planos, distribuídos entre os 24 milhões de domicílios em que a Vivo está presente no Brasil, a empresa passou a comercializar produtos para as chamadas casas inteligentes.

No ecommerce e nas lojas físicas da operadora, o consumidor encontra lâmpadas, assistentes virtuais e outros produtos que integram uma casa conectada.

A ideia da empresa é ser capaz de cobrir a necessidade de todo o ecossistema de conexão e acompanhar a evolução e a democratização da automatização residencial.

Hoje, a internet das coisas está presente, principalmente, nos eletrodomésticos e, por isso, não depende tanto da conexão 5G. Segundo Campagno, nos próximos anos, a tendência é que isso mude.

"A gente vê muitos aparelhos conectados dentro das casas, mas também cresce o número de carros com acesso à internet e de objetos que você pode e precisa controlar longe de casa. Nisso, o 5G, somado à fibra, vai ser ainda mais revolucionário."

De acordo com a Anatel, a estimativa é de que, até 2029, todos os municípios brasileiros tenham esse tipo de conexão. Segundo Stutz, quando isso acontecer, a internet das coisas deve ir além da automação residencial.

"O 5G é a conexão da IoT. A velocidade é o que possibilitará o conceito das cidades inteligentes, com cada vez mais objetos ligados à rede com velocidade e mobilidade. É questão de tempo até essa realidade estar mais difundida."


VIVO
51% das menções
Fundação 2003
Unidades 1.800 lojas em todos os estados do país
Funcionários 33 mil
Crescimento (2022) 9,1% em relação a 2021

O prêmio reflete o reconhecimento dos esforços da Vivo em todo o Brasil e o sucesso em trazer para nossos clientes cada vez mais as principais inovações tecnológicas.

Dante Compagno

Diretor de B2C (área "business to consumer") da Vivo

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