Descrição de chapéu Bradesco Datafolha

Planos de saúde voltam a crescer e já cobrem mais de 50 milhões de brasileiros

Bradesco é o melhor da categoria, segundo 16% dos entrevistados pelo Datafolha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O número de beneficiários de planos de saúde cresceu 3,1% em 2022 em relação ao ano anterior, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O setor fechou o ano com 50,4 milhões de brasileiros beneficiários.

Em 12 meses, houve um aumento de mais de 1,5 milhão. De acordo com a ANS, os estados que registraram maior aumento foram São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Apenas Acre e Amapá tiveram uma pequena redução no número de pessoas com acesso a planos de saúde.

O total de beneficiários vinha em queda desde 2015, e voltou a crescer a partir de 2020, devido à crise sanitária. "Importante destacar que esse aumento da procura por planos de saúde a partir da pandemia de Covid-19 pode indicar que as pessoas ficaram ainda mais preocupadas em garantir o acesso ao sistema de saúde num momento de grande necessidade", afirma Maurício Nunes, diretor de desenvolvimento setorial da ANS.

A imagem mostra uma seringa transparente, com detalhes na cor azul, o fundo também é azul, em um tom mais claro
O setor de planos de saúde voltou a crescer em número de beneficiários no pós-pandemia e já cobre mais de50 milhões de brasileiros; por outro lado, setor teve prejuízo operacional e registrou o pior resultado desde 2001 - Eduardo Knapp

De acordo com a agência, o crescimento foi registrado nos planos de assistência médica, e também naqueles exclusivamente odontológicos. Estes, atualmente, alcançam 30,6 milhões de brasileiros, o que representa de quase 2 milhões de novos usuários no último ano.

A alta de beneficiários se manteve no último ano, mesmo com reajustes nos preços dos seguros de saúde.

Os planos individuais têm o reajuste regulamentado pela ANS. O índice de aumento definido pela Agência foi de 15,5%, em maio de 2022. Já a revisão de planos coletivos ou empresariais é determinada pelas operadoras. Segundo a FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), a correção é baseada no aumento das despesas médicas e dos insumos.

"Enquanto o IPCA cresceu 11,3% nos 12 meses encerrados em março de 2022, a variação de custos médico-hospitalares (VCMH) cresceu 23%", afirma Vera Valente, diretora-executiva da FenaSaúde.

Segundo Valente, um dos fatores que pode explicar a manutenção do crescimento é a geração de empregos formais. De acordo com ela, os planos coletivos ou empresariais representam 87,6% do total de planos médico-hospitalares. Com isso, o aumento de pessoas em trabalhos formais também aumenta o acesso aos seguros de saúde.

Além disso, segundo ela, as operadoras buscam oferecer opções diversas, que atendam a clientes com diferentes condições financeiras.

Por outro lado, o setor registrou prejuízo operacional de R$ 11,5 bilhões, pior resultado desde o começo da série histórica, em 2001.

Acompanhando este cenário, a Bradesco Saúde teve um crescimento de 200 mil beneficiários em 2022, ultrapassando o número de 4 milhões de usuários em todo o país. Neste ano, pela segunda vez, a empresa foi considerada como melhor seguro-saúde na opinião de 16% dos cidadãos paulistanos ouvidos pela pesquisa do Datafolha.

Para Manoel Peres, diretor-presidente do grupo Bradesco Saúde, o ano de 2022 foi de muitos desafios para a saúde suplementar. Segundo ele, houve a continuidade da assistência de pacientes com Covid e pós-Covid, bem como o aumento da demanda por procedimentos eletivos, consultas e exames. O setor também foi afetado pelo aumento da inflação médico-hospitalar.

Segundo Peres, o crescimento de usuários reafirma a importância do setor para a sociedade.

"As pessoas estão cada vez mais valorizando a saúde como seu bem maior. Todos querem estar protegidos, e o plano de saúde é o produto ideal", afirma Peres.

De acordo com o diretor-presidente, a Bradesco Saúde atende desde as pequenas e microempresas até grandes multinacionais. Eles têm apostado em uma estratégia de diversificação de portfólio, para possibilitar a viabilidade do serviço para um grupo maior de pessoas. A empresa oferece planos locais, regionais e nacionais.

Outra aposta de diferenciação feita é com um programa de aproximação entre médicos e pacientes, com facilidade de marcação de consultas para profissionais específicos. Também são desenvolvidas ações voltadas para a prevenção e o bem-estar, como campanhas de vacinação e orientações médicas por telefone, além de descontos para compras em farmácias.

Para ele, o reconhecimento enquanto melhor empresa do setor é motivo de orgulho e satisfação. "Esse resultado tem um significado muito especial para nós, pela relevância que São Paulo tem para todo o Brasil", diz.


BRADESCO SAÚDE

16% das menções

Fundação 1984

Unidades 63 dependências

Funcionários 2.500

Faturamento (2022) R$ 31,5 bilhões (junto com a Mediservice)

Crescimento (2022) - faturamento 11,3% maior em relação a 2021

Para a Bradesco Saúde, é motivo de muita satisfação estar, mais uma vez, em primeiro lugar no prêmio “O Melhor de São Paulo”. Esse reconhecimento reforça o impacto positivo dos nossos serviços na vida de milhares de beneficiários paulistas, e tem um significado muito especial para nós, pela relevância que São Paulo tem para todo o Brasil.

Manoel Peres

Diretor-presidente do grupo Bradesco Saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.