Descrição de chapéu carro elétrico Datafolha

Rede de postos acompanha demanda para instalar carregadores de veículos elétricos

Na Ipiranga, líder pela nona vez consecutiva na pesquisa Datafolha, unidades são reformuladas com esses equipamentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pouco mais de 49,2 mil veículos leves eletrificados foram emplacados no país em 2022, sendo que São Paulo é a cidade brasileira com mais unidades registradas (7.483), liderando também o ranking de vendas nas capitais brasileiras, segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Até março de 2023, cerca de 141,3 mil veículos do tipo estavam em circulação.

A rede de recarga no Brasil fechou o ano passado com 2.950 pontos de acesso público (em praças e parques, por exemplo) e semipúblicos (em shoppings, estacionamentos e postos), de acordo com a ABVE, sem contar com os carregadores instalados em concessionárias e condomínios residenciais, por exemplo.

O número é suficiente para a frota existente hoje, mas a infraestrutura precisa ser ampliada para que se torne tão abrangente quanto é para os veículos a combustão, avalia Gustavo Tanure, diretor de infraestrutura e integrante do conselho diretor da ABVE.

Posto de gasolina na avenida Francisco Matarazzo, na zona oeste de SP
Posto de gasolina na avenida Francisco Matarazzo, na zona oeste de SP - Rivaldo Gomes - 20.jul.22/Folhapress

"Durante um bom tempo, o crescimento vai ter que ser muito grande para acompanhar o ritmo da venda de carros, porque ela dobra de um ano para o outro, às vezes até triplica, e isso vai continuar acontecendo por muitos anos."

Hoje, a demanda por recarga durante o dia parte principalmente dos veículos com fins comerciais, utilizados por empresas de entrega e de transporte por app, explica Tanure.

Entre pessoas físicas, o volume de automóveis em circulação é menor, já que a aquisição dos elétricos é mais custosa quando comparada ao preço dos carros convencionais, e é mais comum que o abastecimento ocorra à noite, enquanto o veículo está parado nas garagens de residências ou de condomínios.

Nesse contexto, Tanure diz que a inclusão de carregadores —sobretudo de equipamentos que abastecem mais rápido, em até 40 minutos— nos postos de combustíveis convencionais é fundamental para atender entregadores e motoristas de app, que não podem aguardar durante quatro horas a recarga completa feita pelos modelos mais lentos.

Vencedora da premiação O Melhor de São Paulo Serviços pela nona vez consecutiva, com 33% de menções na pesquisa Datafolha, a Ipiranga instala carregadores conforme recebe pedidos dos revendedores, que ficam responsáveis por observar o aumento da frota elétrica e da demanda na região em que atuam.

"São Paulo tem um perfil socioeconômico que possibilita a concentração desse tipo de veículo em alguns bairros e é uma metrópole que direciona tendências. A Ipiranga foi pioneira na recarga elétrica em postos de combustíveis, além de ter sido a primeira empresa a instalar estações para troca de bateria de motos elétricas", diz Bárbara Miranda, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da empresa.

Os postos da rede passam por reformulação por meio da atualização da identidade visual e do acréscimo de serviços —o novo modelo prevê pontos de recarga rápida e semirrápida, por exemplo. A empresa não divulga a quantidade de revendedores que já possuem a infraestrutura, mas diz que, entre os postos que identificaram a demanda e solicitaram os carregadores, as instalações são realizadas durante o processo de renovação das unidades.

A principal adequação a ser feita para que um posto convencional suporte o abastecimento de eletrificados é na rede elétrica, segundo Tanure, porque os equipamentos —sobretudo os carregadores mais rápidos— exigem instalações com alta potência para funcionar.


IPIRANGA
33%
das menções
Fundação
1937
Unidades
6,5 mil postos
Funcionários
3 mil diretos
Faturamento
Não divulga
Crescimento
Não divulga

Temos uma história de credibilidade e confiança que nos permite inovar com liberdade. Oferecemos uma proposta de valor fortalecida e diferenciada tanto para as pessoas que contam com a Ipiranga no seu cotidiano, como para nossa rede de revendedores, franqueados e clientes

Bárbara Miranda

vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.