Descrição de chapéu inflação Datafolha

Varejo de móveis facilita crédito e parcela até para quem não tem conta em banco

Casas Bahia é eleita a melhor no setor, segundo Datafolha; mobiliário ficou mais caro que média do IPCA em 2022

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São Paulo

A inflação elevada foi um dos fatores que mais impactaram o varejo de móveis em 2022. Segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), enquanto a média geral do aumento de preços foi de 5,79% no ano passado, os itens de mobiliário ficaram 18,38% mais caros —mais do que o triplo do índice geral.

Nesse contexto, o consumo de produtos e serviços básicos, como alimentos e transporte, passou a ser priorizado em detrimento de bens duráveis, como móveis, explica Irineu Munhoz, presidente da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário).

Vista interna da megaloja da Casas Bahia, com destaque para setor de geladeiras
Promoções da Black Friday na Casas Bahia da Marginal Tiete, em São Paulo (SP) - Rivaldo Gomes - 24.nov.22/Folhapress

Outro efeito da inflação sobre o setor pôde ser visto no desequilíbrio entre dois indicadores que o setor obteve em 2022, como mostram os dados do relatório Conjuntura de Móveis, desenvolvido pelo Iemi (Inteligência de Mercado) para a Abimóvel. Quando comparado a 2021, o volume de peças vendidas caiu 11,1% no ano passado, ao mesmo tempo que o valor das vendas cresceu 2,4%.

Na Casas Bahia, escolhida pelos paulistanos como a melhor loja de móveis pela terceira vez consecutiva na pesquisa Datafolha, as vendas cresceram tanto em quantidade de produtos quanto em valores no mesmo período, diz Ilca Sierra, vice-presidente de marketing de experiência da Via, empresa que controla a varejista.

Para a rede, um dos motivos para o resultado está na variedade de formas de pagamento disponibilizadas aos clientes, como um carnê digital no ecommerce, pensado sobretudo para municípios onde não há lojas físicas.

"Podemos dizer que a rede oferece as condições mais atrativas do mercado, como ofertas especiais, parcelamento das compras em até 30 vezes sem juros, frete grátis, além de soluções financeiras que atendem até a população desbancarizada."

A Casas Bahia também aposta no marketplace para sustentar resultados positivos em 2023. Durante o ano, o objetivo é ampliar o portfólio —hoje, o site e o app dispõem de 64 milhões de produtos e 151 mil vendedores parceiros—, investir em promoções e reforçar campanhas de incentivo ao uso do crediário, afirma Sierra.

Segundo Munhoz, da Abimóvel, a diversificação do mix de produtos para incluir itens mais acessíveis e o lançamento de campanhas de descontos são tendências entre as ações realizadas pelos varejistas de móveis para incentivar as vendas e contornar a pressão da inflação no setor.

"Outra estratégia é o investimento em tecnologia e inovação para melhorar a experiência do cliente, como a adoção de plataformas de ecommerce, de novas modalidades logísticas de entrega e montagem e a oferta de soluções de realidade aumentada para simular a disposição dos móveis no ambiente."

Em 2021, a Casas Bahia inaugurou uma unidade de 9 mil metros quadrados na Marginal Tietê, na capital, com o intuito de proporcionar aos consumidores experiências com os produtos. Da arena gamer às cozinhas que recebem eventos com chefs, o espaço reproduz cômodos mobiliados com os móveis e eletrodomésticos vendidos pela rede.


CASAS BAHIA
19%
das menções
Fundação
1957
Unidades
1.133, em 450 municípios, em todas as regiões do Brasil
Funcionários
40 mil
Faturamento
Não divulga
Crescimento
63 novas lojas em 2022, sendo 70% em novos municípios

A Casas Bahia é uma das marcas mais valiosas do Brasil. São quase 60 anos de história com o propósito de realizar os sonhos das famílias brasileiras e, por isso, está na mente e no coração do consumidor nacional

Ilca Sierra

vice-presidente de marketing de experiência da Via

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