Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast explica a desigualdade no Brasil; ouça

Super-ricos no país lideram concentração de renda global

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O episódio desta terça-feira (20) trata de Brasil e encerra a série sobre desigualdade global. No ranking dos países mais desiguais, empatamos com a Índia e só perdemos para a África do Sul. O Brasil é o país democrático com maior acúmulo de rendimentos no 1% do topo da pirâmide. 

Entre 2001 e 2015, houve crescimento econômico. A renda dos pobres cresceu 71,5% e a dos ricos 69%. Mas com a crise econômica entre 2014 e 2019, os mais pobres viram sua renda encolher 17%. Enquanto isso, a dos ricos continuou crescendo, só que de forma desacelerada: 10,1%.

Depois de falar sobre Europa, Estados Unidos, China e África do Sul, o repórter Fernando Canzian, que produziu a série de reportagens em conjunto com Lalo de Almeida, volta ao Café da Manhã para explicar o fenômeno no Brasil.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

Esse episódio é conduzido pelos jornalistas Gustavo Simon e Magê Flores. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.