Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast debate uso de maconha medicinal no país

Repórter foi à Paraíba, onde associação obteve autorização judicial para cultivo

São Paulo

O Brasil tem uma protagonista no uso medicinal de maconha. A associação de pacientes Abrace Esperança, de João Pessoa, é a única com autorização legal para cultivar a planta no país. São famílias de pessoas que sofrem com crises epiléticas, doenças pulmonares e neurodegenerativas, por exemplo.

Em dois anos, o número de associados passou de 155 para 2.500. Estima-se que ainda haja ao menos mil pessoas na fila de espera. O avanço é significativo, mas os usuários da erva para fins medicinais ainda enfrentam resistência, seja por parte das autoridades, de médicos ou da população. 

A repórter Cláudia Collucci foi até a Paraíba e conta, neste episodio do Café da Manhã, a experiência da Abrace e como anda o debate sobre maconha medicinal no Brasil.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.