Descrição de chapéu Café da Manhã

O que revela a nova edição do Ranking Universitário Folha?

Levantamento com as 196 instituições brasileiras foi publicado nesta segunda (7)

São Paulo

Desde 2012, a Folha publica uma avaliação anual do ensino superior do Brasil, em rankings de universidades e de cursos. O RUF (Ranking Universitário Folha) classifica as 196 instituições brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. 

A edição de 2019, publicada nesta segunda-feira (7), tem USP e Unicamp desbancando outras federais e dividindo o topo do ranking pela primeira vez. Além disso, traz um novo indicador na avaliação do curso de Direito: o número de aprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

A compilação dos dados mostrou que apenas 51 cursos, entre os quase mil que têm autorização para funcionar no Brasil, tiveram aprovação maior de 50%. Das 897 instituições de ensino superior que tiveram ex-alunos prestando a prova, 721 (80% do total) têm aprovação na OAB menor do que 25%.

O Café da Manhã recebe a jornalista responsável pelo RUF, Sabine Righetti, que fala como vão as universidades do país.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.