'Roque Santeiro' marcou a TV brasileira mesmo censurada três vezes

Expresso Ilustrada analisa história da novela de Dias Gomes que virou tema de novo livro

São Paulo

​"Tô certo ou tô errado?". O bordão de Sinhozinho Malta, um dos personagens de "Roque Santeiro", até hoje faz parte do imaginário de quem assistiu à novela da Globo que estreou em 1985 em horário nobre, atingiu picos de até cem pontos de audiência e moveu paixões como se fosse uma final de Copa do Mundo.

Mas, para chegar ao ar, a história sofreu um caminho de censura que durou 20 anos e chegou a ser tirada da grade da emissora um dia antes de estrear. A história do folhetim é o tema do novo Expresso Ilustrada.

O episódio conta com a presença de Laura Mattos, jornalista e mestre em comunicação pela USP, que lança o novo livro “Herói Mutilado”, pela Companhia das Letras, sobre as censuras que a história escrita por Dias Gomes sofreu quando ainda era uma peça e, mais tarde, na forma de novela.

Além dela, também participa Marcílio Moraes, que colaborou com o roteiro da produção da Globo. O Expresso Ilustrada tem roteiro e apresentação de Bruno Molinero, repórter da Ilustrada, e Isabella Menon, repórter do Guia Folha. 

Os episódios são publicados todas as quintas-feiras, às 16h, e discutem os principais assuntos de música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão.

O  feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rss.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

RadioPublic​  

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.