Descrição de chapéu Café da Manhã

Correspondente explica volta da centro-direita ao poder no Uruguai

Liberal Lacalle Pou, do Partido Nacional, derrotou Daniel Martínez, da Frente Ampla

São Paulo

O Uruguai é liderado por presidentes da Frente Ampla desde 2005, quando pela primeira vez tomou posse Tabaré Vázquez. Ele foi sucedido por José "Pepe" Mujica, que transmitiu a faixa de volta em 2015 a Tabaré, o mandatário atual.

A centro-esquerda pretendia continuar na cadeira presidencial com Daniel Martínez, ex-prefeito de Montevidéu. As eleições foram no domingo, mas o resultado mesmo só saiu nesta quinta-feira, quando as urnas deram vitória à oposição. O candidato liberal Luis Alberto Lacalle ​Pou, do Partido Nacional, venceu com uma diferença de cerca de 1% dos votos.

Depois de 15 anos de hegemonia da centro-esquerda, a centro-direita vai voltar ao poder no país vizinho. O novo presidente toma posse em março do ano que vem. A correspondente Sylvia Colombo acompanhou a votação em Montevidéu e falou com o Café da Manhã.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

Este programa foi conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Victoria Azevedo.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.