Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast trata dos negócios de Wajngarten com empresas contratadas pelo governo; ouça

Chefe da comunicação da Presidência mantém empresa que recebe dinheiro de emissoras e agências

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Fabio Wajngarten, recebe, por meio de uma empresa da qual é sócio, dinheiro de emissoras de TV e de agências de publicidade contratadas pela secretaria, por ministérios e por estatais do governo Jair Bolsonaro. 

Wajngarten assumiu em abril de 2019 o comando da pasta, responsável por distribuir a verba de propaganda do governo e demais órgãos federais, e se manteve como principal sócio da FW Comunicação e Marketing. A empresa oferece o serviço de Controle da Concorrência, de estudos de mídia para TVs e agências. 

A FW tem contratos com ao menos cinco empresas que recebem do governo, entre elas a Band e a Record, cujas participações na verba publicitária da Secom vêm crescendo.

A legislação proíbe integrantes da cúpula do governo de manter negócios com pessoas físicas ou jurídicas que possam ser afetadas por suas decisões. Wajngarten nega que haja conflito de interesses e diz não estar na Secom para fazer negócios. 

No episódio desta quinta-feira (16), o Café da Manhã conversa sobre o caso com o repórter Fábio Fabrini, que assinou a reportagem com Julio Wiziack.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.