Descrição de chapéu Café da Manhã

Repórter na Antártida detalha nova base científica brasileira; ouça

Centro de pesquisa será reaberto oito anos após incêndio que destruiu laboratórios e matou dois militares

São Paulo

Em 2012, um incêndio na estação Comandante Ferraz, base militar e científica do Brasil na Antártida, destruiu laboratórios e alojamentos e matou dois militares, o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos.

Quase oito anos depois, a base está prestes a ser reaberta. A reconstrução, feita por uma empresa chinesa com base em um projeto brasileiro, começou em 2017 e custou US$ 100 milhões. Com quase o dobro do tamanho da base antiga, a estrutura de mais de 4.000 m² deve abrigar 17 laboratórios e tem capacidade para alojar 64 pessoas.

Depois de ser adiada por causa do mau tempo, a previsão é de que a reinauguração aconteça nesta quarta-feira (15), com a presença de autoridades como o vice-presidente, Hamilton Mourão, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Marcos Pontes. 

A repórter Cláudia Collucci está na Antártida e conta como são as novas instalações brasileiras no continente. 

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

A jornalista viajou à Antártida a convite da Marinha do Brasil.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.