Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast trata de ampliação do uso da cloroquina contra Covid-19; ouça

Após pressão de Bolsonaro, droga de eficácia não comprovada poderá ser usada em casos leves

São Paulo

Após seguidas pressões presidenciais, o Ministério da Saúde, hoje comandado pelo interino Eduardo Pazuello, cedeu às vontades de Jair Bolsonaro e ampliou nesta quarta (20) a possibilidade de uso da cloroquina e da hidroxicloroquina por pacientes infectados pelo novo coronavírus.

O novo protocolo prevê o uso do remédio para quem está com os sintomas leves da Covid-19. A regra anterior determinava a aplicação em pacientes graves e críticos, com monitoramento em hospitais.

O próprio texto do protocolo reconhece o principal problema em torno da cloroquina: a ausência de evidências científicas suficientes da eficácia do medicamento contra o vírus. O risco de agravamento da condição clínica dos doentes está especificado no termo de consentimento que o paciente que optar por tomar o remédio deverá assinar.

Para entender melhor a questão, e discutir sua gravidade, o Café desta quinta (21) conversa com a repórter Cláudia Collucci, especialista na cobertura de saúde.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e Renan Sukevicius. A edição de som é de Thomé Granneman.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.