Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast relembra protestos de junho de 2013 e discute paralelos com movimentos atuais; ouça

Atos durante governo Dilma começaram contra aumento de passagens e se espalharam pelo país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Há sete anos, milhões de brasileiros foram às ruas exigir mudanças. As passeatas chamadas de "jornadas de junho" começaram pedindo a redução do preço da tarifa do transporte público e terminaram infladas por pautas múltiplas.

No último domingo, pelo segundo fim de semana seguido, manifestantes anti-Bolsonaro foram às ruas de diversas capitais gritar contra o racismo e a favor da democracia. Os episódios guardam semelhanças, como a dispersão com spray de pimenta e bombas de gás por parte da PM e casos de depredação do patrimônio por parte dos manifestantes.

Mas junho de 2013 e junho de 2020 têm grandes diferenças, além da desproporção no número de pessoas na rua. Antes, protestar era novidade para muitos e havia uma Copa do Mundo no Brasil pelo caminho. Sete anos depois, as manifestações se tornaram algo mais comum na vida política nacional, mas participar delas agora impõe o risco a pandemia do novo coronavírus.

O Café de hoje vai discutir o significado dos protestos de 2013. E tentar entender o que aquele mês tem em comum com junho de 2020, ou não. A entrevistada é a colunista da Folha Angela Alonso, professora de sociologia da USP e pesquisadora do Cebrap, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e Renan Sukevicius. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.