Descrição de chapéu Café da Manhã

Por que quem produz vacinas da Covid-19 está de olho no Brasil; ouça podcast

País fechou parcerias internacionais para testes e possível fabricação da vacina contra a Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Segundo levantamento realizado periodicamente pela OMS (Organização Mundial da Saúde), 142 vacinas contra o novo coronavírus estão em desenvolvimento no mundo. Destas, 13 já chegaram à fase de avaliação clínica.

A mais avançada é a criada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com a empresa farmacêutica AstraZeneca. O Brasil foi um dos países escolhidos pelos pesquisadores para essa etapa de testes em humanos, da qual devem participar 2.000 voluntários --a maior parte deles profissionais da saúde.

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou nesta terça (23) que o país também fechará parceria para produção da possível vacina e que, além de Oxford, acordos semelhantes devem ser fechados com uma produtora chinesa e uma americana.

Enquanto isso, o Instituto Butantã, em São Paulo, e o Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, —instituições públicas de pesquisa e os dois maiores produtores de vacina do país— já prepararam suas fábricas para assumir essa produção assim que possível.

Mas o que exatamente significam esses testes? Já é possível ter esperança? O Brasil está preparado para a produção em massa da vacina para a Covid-19? Para ajudar a responder essas perguntas, Café da Manhã desta quarta (24) recebe o médico infectologista Esper Kallás, professor da Faculdade de Medicina da USP e colunista da Folha.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.