Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Do 'Rap das Armas' ao MC Poze do Rodo, podcast analisa tensão entre o funk e a polícia

Especialistas explicam porque a imagem do funkeiro foi sendo atrelada ao crime desde os anos 1990

São Paulo

O MC Poze do Rodo foi denunciado pelo Ministério Público depois de se apresentar, em março, no que seria o aniversário de um traficante na favela do Jacarezinho. De acordo com o inquérito, Poze integra a maior facção criminosa do Rio, incita a violência, promove o grupo criminoso e participa de shows pagos pelo tráfico.

O novo episódio do Expresso Ilustrada volta três décadas no tempo a fim de analisar a evolução da história de problemas do funk com a polícia. O podcast relembra casos como do clássico "Rap das Armas", que inspirou a abertura de uma CPI municipal, em 1995, a fim de investigar a suposta ligação entre o funk e o tráfico até os mais atuais, como a prisão de nomes como Rennan da Penha e do próprio Poze.

O episódio conta com a participação de Danilo Cymrot, mestre em criminologia pela USP e autor da tese “A Criminalização do Funk Sob a Perspectiva da Teoria Crítica”, Juliana Bragança, historiadora e autora de “Preso na Gaiola”, Carlos Palombini, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e um dos maiores estudiosos do proibidão, e o funkeiro Rennan da Penha.

​​Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição é de Natalia Silva e a apresentação é de Isabella Menon e Lucas Brêda, que também assina o roteiro.

O feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rs.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

Logo Podcast Expresso Ilustrada
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.