Descrição de chapéu Café da Manhã

A discussão sobre adiar a segunda dose da vacinação; ouça podcast

Governo de São Paulo propõe aplicar 1ª dose no máximo número de pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo de São Paulo enviou um documento ao Ministério da Saúde pedindo para utilizar todo o estoque disponível de Coronavac para aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no maior número possível de pessoas. Atualmente, as diretrizes defendem que secretarias de Saúde reservem 50% das doses para a segunda aplicação.

A questão é debatida no Centro de Contingência da Covid-19, painel de 20 especialistas do governo paulista que lida com a crise. Junto à medida, o grupo discute a possibilidade de ampliar o intervalo da segunda dose.

A Anvisa reafirmou que a orientação é que a bula seja seguida à risca. O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (28) que reforça orientações anteriores enviadas aos estados e municípios para que "cumpram diretrizes e o país tenha doses suficientes para imunizar com duas doses previstas". Ainda segundo o ministério, não há evidência científica de que, com a ampliação do intervalo entre doses, a vacina ofereça a proteção necessária para a população.

O Café da Manhã desta sexta-feira (29) tem entrevista com a vice-presidente do Instituto Sabin, Denise Garrett. A epidemiologista lista argumentos a favor e contra a estratégia e analisa a gestão da pandemia no Brasil.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Magê Flores e Jéssica Maes, com produção de Bianka Vieira, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.