Descrição de chapéu Café da Manhã clima

A cúpula do clima de Biden e as pressões a Bolsonaro; ouça podcast

Governo americano convoca encontro de líderes e cobra compromissos de preservação ambiental

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A partir desta quinta (22), representantes de 40 países se reúnem para discutir soluções para as mudanças climáticas. A cúpula do clima foi convocada pelo presidente americano Joe Biden, que tenta fazer com que os Estados Unidos assumam um papel de liderança internacional nessa frente.

A ideia do encontro é estimular os maiores emissores de poluentes e gases de efeito estufa a criar planos para reduzir esses índices até 2030.

O Brasil, que vai participar, tem sido alvo de pressão nas últimas semanas. Sob o governo do presidente Jair Bolsonaro, o país ganhou reputação de ser um dos representantes do negacionismo climático —e tem apresentado números de preservação ambiental que preocupam outros países.

Agora, os Estados Unidos querem que Bolsonaro assuma um compromisso com a agenda ambiental e entregue resultados. Caso isso não aconteça, há a possibilidade de o país sofrer sanções.

No episódio do Café da Manhã desta quinta-feira, a correspondente da Folha em Washington, Marina Dias, conta como o governo brasileiro chega ao evento, fala sobre a pressão que o país vem sofrendo e explica as expectativas dos americanos.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.