Descrição de chapéu Café da Manhã

Por que os conselhos de medicina ainda permitem a cloroquina contra Covid? Ouça podcast

CFM mantém orientação de que médicos têm autonomia pra prescrever tratamento, apesar de alertas de ineficácia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em fevereiro, a médica Michelle Chechter aplicou nebulização com cloroquina em uma paciente com Covid-19 num hospital público de Manaus. O tratamento era experimental, e o estado de saúde da mulher não parou de piorar. No começo de março, ela morreu.

O uso de cloroquina contra infecções causadas pelo coronavírus se popularizou já no início da pandemia. A comunidade científica emitiu alertas de que o medicamento não tem eficácia comprovada contra a doença, mas o Conselho Federal de Medicina manteve a orientação de que os médicos têm autonomia para prescrever esse tratamento.

No episódio desta quarta-feira (21), o Café da Manhã discute a responsabilidade dos profissionais de saúde e o papel dos conselhos de medicina em determinar o que é autonomia e o que é erro médico em tratamentos contra a Covid-19. Quem fala desse assunto é o cardiologista Bruno Caramelli, professor e pesquisador da USP.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem, Mahara Aguiar e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem e Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.