Descrição de chapéu Café da Manhã

As razões da Anvisa para rejeitar a importação da Sputnik V; ouça podcast

Agência citou problemas na segurança da vacina, no controle de qualidade das fábricas e falta de dados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu negar o aval para importação de doses da Sputnik V. Em reunião na segunda-feira (26), os diretores da agência rejeitaram por unanimidade o pedido de dez estados para importar a vacina russa. A decisão da Anvisa veio depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) estipulou prazo até o fim de abril para que a agência decidisse sobre a "importação excepcional e temporária" de doses do imunizante.

Entre os problemas da Sputnik, a Anvisa citou a presença de adenovírus replicante no fármaco —a vacina usa o adenovírus para transportar material genético do Sars-CoV-2 e, com isso, gerar resposta imune do organismo. Mas esse patógeno não poderia se replicar, porque isso pode trazer efeitos colaterais e comprometer a segurança do imunizante.

No episódio desta quarta-feira (28), o Café da Manhã conversa com Natalia Pasternak, pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e presidente do Instituto Questão de Ciência. Ela fala sobre o processo de liberação de vacinas e explica a decisão da Anvisa.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem, Mahara Aguiar e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.