Descrição de chapéu Café da Manhã

A trajetória da classe C, da ascensão à volta para a pobreza; ouça podcast

Mais de 30 milhòes deixaram grupo desde agosto do ano passado, e previsão é que renda dos mais pobres escolha ainda mais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quase 32 milhões de pessoas deixaram a classe C desde agosto do ano passado, ápice do pagamento do auxílio emergencial pelo governo Bolsonaro, em direção a uma vida pior, de acordo com um estudo da FGV Social.

A ascensão da classe C e a força dela no mercado de consumo tinha sido um dos fenômenos econômicos dos anos Lula e se converteu em principal vitrine dos governos petistas. A queda desses brasileiros para as classes D e E --ou a ida deles para a miséria-- marca um novo momento do país.

Enquanto as classes mais favorecidas começam a estabilizar a renda ou a obter ganhos, as classes D e E devem enfrentar neste ano uma nova queda de quase 15% nos rendimentos —o que aumenta a desigualdade e prejudica a recuperação econômica.

No episódio desta terça-feira (27), o Café da Manhã conversa com o repórter Fernando Canzian sobre a trajetória da classe C e os impactos do retorno de milhões de pessoas à pobreza.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Magê Flores e Marina Dias, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem, Mahara Aguiar e Victor Lacombe. A edição de som é de Natália Silva.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.