Descrição de chapéu Café da Manhã

Por que falta comida na mesa de mais da metade dos brasileiros; ouça podcast

Pesquisa mostra que 116,8 milhões de pessoas tiveram algum grau de insegurança alimentar no Brasil em 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nos últimos meses de 2020, a fome atingiu 19 milhões de brasileiros. Eles estão entre as 116,8 milhões de pessoas que conviveram com algum grau de insegurança alimentar no país —o que equivale a 55,2% dos domicílios.

Os dados são de um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, que fez a pesquisa no momento em que o valor do auxílio emergencial já era metade do que tinha sido no primeiro semestre do ano passado.

Os resultados mostram que a principal medida do governo para diminuir o impacto da pandemia não foi suficiente para sanar a insegurança alimentar no país, que atingiu de forma ainda mais severa mulheres e negros.

No episódio desta terça-feira (6), Café da Manhã conversa com a historiadora Adriana Salay Leme, que estuda a fome no Brasil. Ela explica por que esse é um problema histórico no país e conta como a pandemia aumentou as dificuldades das famílias.

Organizações de várias partes do país recebem doações para ajudar grupos afetados pela crise. Saiba como doar e ajudar pessoas a comer na pandemia.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.