Descrição de chapéu Folhajus Café da Manhã

A máquina que manda inocentes para a cadeia no Brasil; ouça podcast

Maior parte dos encarcerados é negra e vai para prisão após falhas da polícia com aval do Judiciário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um levantamento feito pela Folha durante um ano analisou cem casos de inocentes encarcerados no Brasil e traçou um diagnóstico dos principais erros que levam a essas prisões.

Após a análise dos processos judiciais e da realização de entrevistas, foram identificadas três problemas principais, que correspondem a 84% dos casos de injustiças: falhas em procedimentos de reconhecimento; pessoas presas no lugar de outras por erro de identificação; e prisões sem investigação, por vezes baseadas apenas na palavra de policiais.

Os presos injustamente no Brasil são, na maioria, homens negros.

Para entender como tantos inocentes acabam presos no Brasil, o Café da Manhã desta terça-feira (15) ouve os repórteres Artur Rodrigues e Rogério Pagnan, que assinam uma série de reportagens sobre o assunto publicada na Folha.

Ouça o episódio:

A série Inocentes Presos, que faz uma radiografia das prisões injustas no país e mostra quem são suas vítimas, pode ser conferida aqui.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Maurício Meireles. A produção é de Juliana Deodoro, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.