Descrição de chapéu Café da Manhã

Presidente quer transferir poder de mando de generais para ele, diz Jungmann

Para ex-ministro, decisão de não punir Pazuello é desincentivo à hierarquia e à disciplina nas Forças Armadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para o ex-ministro da Defesa Raul Jungmann, a ausência de punição ao general da ativa Eduardo Pazuello por participação em ato político é um sinal de que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está procurando reduzir o comando dos militares. Em entrevista ao podcast Café da Manhã, ele diz que Bolsonaro busca "transferir o poder do mando e de decisão do Exército e dos seus comandantes para ele".

"A politização das Forças Armadas é o caminho mais curto para que você consiga se desfazer dessa Força Armada e desfazer da Constituição", avalia Jungmann, que chefiou a pasta da Defesa no governo Michel Temer (MDB).

O ex-ministro acredita que a decisão de não punir Pazuello visa enfraquecer a hierarquia e a disciplina das Forças Armadas —elementos, que, segundo ele, devem ser defendidos pelas instituições democráticas. Caso contrário, acredita que "podemos vir a ter problemas".

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.