O que faz de um professor um bom professor?

Podcast discute quais são as características de um bom profissional em sala de aula e as políticas capazes de formá-lo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O primeiro episódio da quarta temporada do podcast Folha na Sala discute com especialistas e profissionais se há um padrão de bom professor.

A pesquisadora Bárbara Born, da Universidade Stanford, aponta que uma das qualidades que fazem um professor ter qualidade é aliar conhecimento técnico com sua experiência prática, saber ensinar.

“Eu diria que o bom professor é o que tem sensibilidade para o contexto. Ele pega todo esse instrumental teórico de conteúdo, dos conceitos e ideias que tem e torna isso em algo maleável para fazer sentido para aquele aluno específico”.

Born também acredita que esse conhecimento precisa se manter atualizado, o que só é possível se o profissional tiver acesso à formação continuada, treinamentos e seminários disponibilizados pelas redes e instituições.

Para Bernardete Gatti, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e um dos maiores nomes da área de formação docente, a aplicação desse conhecimento técnico em sala é peça fundamental.

“Não basta conhecer. Nós temos exemplos de muitos professores que são grandes sábios, mas não sabem se comunicar com os alunos. Educação é comunicação, comunicação pedagógica”.

Mas se a formação continuada é necessária para manter didáticas e conhecimentos conectados, é preciso também fazer com que os professores possam acessar essas oportunidades, o que, segundo os entrevistados do episódio, nem sempre é garantido.

“O professor quer, mas ele não tem tempo. Ele tem uma jornada de 40 horas em sala de aula, é humanamente impossível. Política pública não só é ofertar formação continuada, mas também ofertar condições de trabalho”, diz a pesquisadora Bárbara Born, de Stanford.

Professor se senta com livro em mãos na frente de uma fileira de alunos com livros abertos cobrindo seus rostos
O professor Francisco Celso Leitão com sua turma de alunos na Unidade Santa Maria, no Distrito Federal - Bárbara Figueira

O Folha na Sala ainda conta sobre o trabalho de dois professores, Francisco Celso Leitão Freitas, de Recanto das Emas (DF), e Doani Bertan dos Santos, de Valinhos (SP). Ambos foram finalistas no Global Teacher Prize, uma das maiores premiações do mundo da educação, com projetos que mostram que conhecer seus alunos e a maneira como eles aprendem é um caminho para se tornar um bom professor.

Na sua quarta temporada o podcast vai abordar , em nove episódios quinzenais, o que é ser um bom professor, qual imagem a sociedade, pares e alunos têm de um professor de excelência e quais políticas públicas formam melhores profissionais em sala de aula.

O Folha na Sala é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação é de Fábio Takahashi e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Maccarini.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o link https://omny.fm/shows/folha-na-sala/playlists/podcast.rss

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.