Descrição de chapéu Habitat

Crise climática pinta de branco explosão de cores dos corais

Habitat mergulha no Parque de Abrolhos e mostra como a vida em terra firme ameaça os oceanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No episódio desta sexta-feira (10), o Habitat explica o impacto provocado pelo ser humano nos oceanos e como essa degradação pode ter efeitos na vida em terra firme.

O podcast pega um barco até o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos para ver o coral-cérebro-da-Bahia e conhecer a diversidade da vida nos recifes.

O programa vai ao fundo do mar com o mergulhador Dilson Cajueiro Filho, o Za, e mostra como as atividades humanas ameaçam transformar a explosão de cores dos corais em uma paisagem pálida —num processo chamado branqueamento.

O episódio tem também a participação do pesquisador Rodrigo Moura, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que explica como elaborar estratégias de conservação da natureza que levem em conta as pessoas que dependem dos ecossistemas.

Apresentado pelas repórteres Jéssica Maes e Natália Silva, o novo podcast de ciência da Folha relata expedições pelo Brasil atrás de espécies ameaçadas de extinção —e investiga o papel do ser humano no desaparecimento em massa de animais e plantas.

A série em áudio tem episódios novos às sextas-feiras, às 8h. Em um especial sobre o programa no site da Folha, estão disponíveis diários de bordo das expedições, fotos dos bastidores de produção, infográficos e transcrições dos episódios.

O podcast foi produzido com o apoio do Instituto Serrapilheira.

HABITAT

  • Quando todas as sextas, 8h
  • Onde nas principais plataformas de streaming e em folha.com/habitat
ilustração de uma pegada preta em fundo laranja claro
Capa do podcast Habitat - Luciano Veronezi
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.