Descrição de chapéu Resposta imune Coronavírus

Podcast explica a origem dos movimentos antivacinação e como enfrentá-los

Resposta Imune conta o que dizem os detratores da imunização e quais as estratégias para combater o negacionismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se a incerteza é mãe do medo, como escreveu Monteiro Lobato em “O Saci” (1921), a falta de informação sobre como as vacinas funcionam é a origem dos movimentos antivacinação.

No terceiro episódio do Resposta Imune, podcast da Folha sobre como as vacinas mudaram o mundo, o jornalista Reinaldo José Lopes explica as origens dos movimentos que advogam contra a vacinação, o que eles dizem e o que se pode fazer para enfrentá-los.

Para isso, ele conta com a participação do imunologista Marcelo Napimoga, que é diretor de pós-graduação e pesquisa da Faculdade São Leopoldo Mandic; de Dayane Machado, doutoranda no Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp; da pesquisadora Clarissa Simas, do Projeto sobre Confiança nas Vacinas da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres; e do psicólogo Altay de Souza, do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Ouça o episódio:

O Resposta Imune é publicado às quartas-feiras pela manhã nas principais plataformas de podcast. O podcast tem produção de Juliana Deodoro e edição de som de Luan Alencar. O apoio é da GSK.

A capa tem o nome do podcast, Resposta Imune, e uma seringa ao centro
O podcast da Folha Resposta Imune trata de como as vacinas mudaram o mundo - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.