Descrição de chapéu Café da Manhã

O acesso a contraceptivos e o planejamento familiar no Brasil; ouça podcast

Folha mostrou que planos de saúde e UBSs exigem consentimento do marido para inserção do DIU; prática é ilegal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Reportagens da Folha revelaram que planos de saúde em São Paulo e Minas Gerais, assim como UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da capital paulista têm exigido o consentimento do marido para a inserção do DIU (dispositivo intrauterino) em mulheres casadas.

A prática é ilegal. A aprovação do cônjuge só é exigida em casos de esterilização cirúrgica, como laqueadura e vasectomia —o DIU é um método contraceptivo removível.

Em resposta, a Agência Nacional de Saúde Suplementar abriu um processo administrativo para investigar os casos. A prefeitura de São Paulo reconheceu o erro e disse que vai reorientar as unidades de saúde.

O Café da Manhã desta segunda-feira (13) trata do acesso a métodos contraceptivos no Brasil. No episódio, a repórter da Folha Victoria Damasceno relata a burocracia encontrada por mulheres que procuraram os serviços de saúde e a vice-presidente da Comissão de Anticoncepção da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Ilza Monteiro, explica os problemas que surgem quando são criados obstáculos para o planejamento familiar.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelo jornalista Maurício Meireles. A produção é de Jéssica Maes, Laila Mouallem, Victor Lacombe e Natália Silva, que também faz a edição de som, ao lado de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.