Descrição de chapéu Folha na Sala Europa Ásia

Podcast Folha na Sala mostra como é ser professor em outros países

Programa entrevista brasileiras lecionando no exterior para comparar sistemas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No episódio desta terça (26), o podcast Folha na Sala entrevista professores de quatro continentes para saber como é a realidade da profissão docente por lá e quais são as diferenças e semelhanças com o Brasil.

Professoras brasileiras no Canadá, na Finlândia, na China, na Nova Zelândia, na França e no Uruguai explicam como funciona o sistema de ensino e os currículos e relatam como veem a valorização do professor nos seus países.

O professor Fernando Abrucio, da FGV, diz que nos países reconhecidos pela qualidade do ensino há uma valorização dos professores com salários adequados, autonomia para ensinar e investimentos em formação.

"Se o Brasil quisesse estar a par do que está ocorrendo em termos de reformas educacionais pelo mundo, precisaria colocar a figura do professor no centro de suas estratégias, algo que, infelizmente, não está acontecendo no momento".

Episódio do Folha na Sala sobre professores no exterior
Episódio do Folha na Sala sobre professores no exterior - Arte/Stephane Mahe/Reuters

Já a professora Dalila Almeida, que ensina políticas públicas em educação na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), afirma que apenas se espelhar em experiências bem sucedidas em outros países pode não funcionar na realidade brasileira.

"A escola é uma instituição daquela sociedade, portanto ela reflete muito aquela sociedade. Não adianta a gente achar que vai lá na Finlândia copiar o modelo de educação, implantar no Brasil e ter o resultado da Finlândia no PISA. Para isso a gente teria que fazer mudanças na nossa sociedade que são estruturais e que nós estamos ainda muito distantes".

Na sua quarta temporada o Folha na Sala aborda, em nove episódios quinzenais, o que é ser um bom professor, qual imagem a sociedade, pares e alunos têm de um docente de excelência e quais políticas públicas formam melhores profissionais em sala de aula.

O podcast é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação é de Angela Pinho e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Maccarini.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o link https://omny.fm/shows/folha-na-sala/playlists/podcast.rss

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.