Descrição de chapéu Habitat

Ser humano faz espécies sumirem mil vezes mais rápido do que o previsto; ouça podcast

Último episódio do Habitat discute as conquistas e os atos de destruição da humanidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A perda de biodiversidade nos últimos séculos tem ocorrido numa rapidez só comparável às grandes extinções do passado. Estudos mostram que a quantidade de espécies que sumiu no último século deveria ter levado ao menos 10 mil anos para desaparecer —ou seja, um ritmo mil vezes mais rápido do que o esperado.

A responsável é uma espécie capaz de gestos incríveis e terríveis: o ser humano. Os efeitos da destruição causada por ele no planeta são tão devastadores que cientistas dizem que a humanidade está causando uma sexta extinção em massa.

A cicatriz deixada no planeta é tão profunda que há quem defenda que os humanos deram início a uma nova fase geológica, o Antropoceno —a "época do homem".

No episódio desta sexta-feira (8) —o último da série em áudio—, o Habitat reflete sobre a espécie humana. O programa discute os feitos notáveis da humanidade, como a exploração do espaço sideral, e os atos destrutivos cometidos pelos humanos, capazes de devastar o ambiente onde vivem —e arrastar consigo outras criaturas.

Participam do podcast a cientista-chefe do departamento de ciências planetárias do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, Rosaly Lopes, o ecologista Gerardo Ceballos, o jornalista de ciência da Folha Reinaldo José Lopes e a paleontóloga Aline Ghilardi.

Apresentado pelas repórteres Jéssica Maes e Natália Silva, o novo podcast de ciência da Folha relata expedições pelo Brasil atrás de espécies ameaçadas de extinção —e investiga o papel do ser humano no desaparecimento em massa de animais e plantas.

A série em áudio tem episódios novos às sextas-feiras, às 8h. Em um especial sobre o programa no site da Folha, estão disponíveis diários de bordo das expedições, fotos dos bastidores de produção, infográficos e transcrições dos episódios.

O podcast foi produzido com o apoio do Instituto Serrapilheira.

HABITAT

  • Quando todas as sextas, 8h
  • Onde nas principais plataformas de streaming e em folha.com/habitat
ilustração de uma pegada preta em fundo laranja claro
Capa do podcast Habitat - Luciano Veronezi
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.